sábado, 26 de junho de 2010

Campanha Dia sem Globo comentada e com seus efeitos.

Muito se falou sobre a campanha #DIASEMGLOBO, #CALABOCAGALVÃO e #CALA A BOCA TADEU SCMIDT. A Cala a boca Galvão começou como uma piada, que ganhou proporções globais depois que o Galvão foi tuitado como um passaro raro, e que cada Retuíte resultaria em uma doação para a proteção desse animalzinho em vias de extinção. Boa pegadinha.

Mas e as outras duas? A Globo queria uma exclusiva com os jogadores da Seleção, Ricardo Teixeira topou, Dunga não deixou. Alex Escobar ligou, Tadeu Shmidt reclamou, e a globo queria, mas a FIFA não puniu. Nunca gostei do Dunga, pessoalmente acho que treinadores brasileiros de verdade são o Scolari e o Luxemburgo, mas como todo mundo, tirei minha bandana do Manowar em reverência a ele. Ele peitou a Globo, mestres em alienação massificada, coniventes com a ditadura e bagaças afins. Daí a opinião pública não entendeu o por que de espernearem pedindo liberdade de imprensa. E não mencionarem esse pormenor, que foi o estopim da confusão. Preferiram colocar a cereja do bolo, que foram os impropérios do Dunga, como
prato principal. Daí a campanha do Twitter pedindo boicote à emissora. Gostei, divulguei, aderi e participei.

Mas e os resultados? Segundo o Portal Exame, site de propriedade das editoras Abril, A Globo manteve a audiência, alcançando índices de 45,17 (SP) e 45,6 (RJ) no Ibope, média cerca de 5 pontos maior que a de Brasil e Costa do Marfim. Mas também a Band teve seu melhor desempenho de lá pra cá, chegando aos 13 pontos em São Paulo. 


Era previsível que o baque de audiência não fosse pesado. Mas acho que até hoje foi a maior bola dentro dos Twitteiros, em uma mobilização que não envolvia bem política, mas teve efeitos afins. Gostei disso. E também, não tou nem aí se a editora do falecido Roberto Marinho manteve o desempenho ou não. A marca foi deixada de maneira indelével. Foi no ego.


Finalmente encontrei utilidade pro Twitter.

1 comentário

pris disse...

Muito bom! Apesar de eu nao entender nada de futebol, e achar q malham muito o pobre do Dunga kkkk, deixa ele usar as roupas da grife da filha dele auahauaha... concordo q a internet está sendo canalizada com bons própozitos, participei há pouco tempo de um abaixo assinado do avaaz p/ q o ficha limpa fosse aprovado e deu certo, foram milhóes de assinaturas on line, talvez essa agora seja a verdadeira sociedade alternativa que cantava raul Seixas, VIva!!!!

Postar um comentário