quarta-feira, 9 de junho de 2010

Que saudades da inocência

Ganhei essa semana de um amigo, um presente que me deixou muito feliz. Um dvd com episódios do seriado do Batman com Adam West. Se não consegue se lembrar, é aquele seriado dos anos 60, com um Batman gordinho. O que isso tem a ver com Direitos Humanos? Já já vai entender. Ele me presenteou por que sabe o quanto sou viciado em cultura pop e coisas Thrash (definição para coisas feitas sem verba e propositalmente mal feitas. Se não teve contato com esse universo, recomendo o filme Ed Wood, do Tim Burton, onde ele conta a trajetória desse excêntrico cineasta e pincela muito bem como é a cultura thrash. Além de Planeta Terror, do Robert Rodriguez e Tarantino, que se assume como "Orgulhosamente Thrash"). Vendo os episódios e matando as saudades de minha infância, notei que aquele era o período do Batman defensor de Direitos Humanos. Pérolas de verborragia como "Para que objetivos nefastos aquele vil criminoso quer a rebimboca da parafuseta, Batman?" além das exclamações magistrais do Robin como "Santos pneus, Batman!" eram misturadas com palavras de esperança do Homem Morcego dizendo crer e desejar a ressocialização dos vilões de Gotham, além de acreditar na existência de uma consciência neles.


Ah! Que saudades disso. As histórias mais inocentes, os heróis muito mais engraçados, e os vilões estupidamente caricatos. "Santo Deus, Batman, o Chapeleiro louco já furtou 6 cartolas, isso pra não dizer no sequestro de seus donos!" Adorava ver os clichês do Batman estacionando o Batmovel na frente do covil inimigo e entrando correndo pela porta da frente. As palavrinhas de "pow, tum, zas!" brilhando na tela a cada golpe do Homem Morcego e o Garoto Prodígio.

Esse DVD eu vou guardar, mostrar pros meus filhos, pra que entendam o que aprendi na minha infância (um detalhe é que não sou 40tão, tenho apenas 26 anos).

Daí, num momento inspirado, resolvi fazer uma cartilha com os heróis que são as melhores influências para nossos filhos. Talvez em outra oportunidade, eu escreva um artigo detalhado sobre como a política e sociedade moldaram o mercado dos gibis, e como eles devolveram essa influência. Por ora, só curtam a lista de boas influências e matem as saudades:

Batman: Na sua trajetória nos anos sessenta, ele incorporava tudo o que a cultura pop despejava pra sociedade. Dava lições de moral sob medida para a juventude. Parava o Batmovel em sinais vermelhos mesmo durante uma perseguição implacável, e fornecia belas palavras sobre suas crenças em Direitos Humanos. Era uma resposta muito bacana a um período pós guerra, com a bruxa da guerra fria a solta.



Homem Aranha: Talvez o mais popular dentre eles na atualidade. Incorpora o liberal perfeito. Trabalha por uma ninharia pra um chefe muquirana, toma conta da Tia idosa que o educou, passou por perdas traumaticas como a de seu tio Ben, apanha na escola, tem problemas com namoradas e rejeição, e ainda arruma um tempinho pra salvar o mundo e lutar pela justiça.



Super Homem: Ele é o exato oposto do Batman da Atualidade. Enquanto o Batman dos anos 80 em diante personificou a justiça dark impetrada por um magnata reacionário, o Super Homem luta contra o magnata Reacionário (Lex Luthor) que domina sua cidade (Metropolis). Sempre lutando por um mundo melhor, acreditando em ideais de justiça e liberdade, ele cruza o espaço para salvar a Terra de ameaças apocalípticas em cada edição.


Capitão América: Esse cidadão "foi" um soldado que lutou na segunda guerra, junto de diversos outros herois americanos numa iniciativa das editoras de Gibis. Tá certo que ele personifica o American Way of Life, mas compreenda, ele leva num pacotão tudo o que o americano tem, ou deveria ter de bom. Luta pelo trinômio iluminista: la liberté! l'égalité! Fraternité! Defende os Fracos e oprimidos entre outros clichês. Sem dúvida outra boa influência.


Faltam vários, se eu forçar a mente ponho até o Chapolin aqui. Sem dúvida, a época em que eles foram criados é bem diferente do presente, em que a Image Comics faz sucesso com o Spawn, e mais vale ser grande e bombado ou bonita e gostosa dar muuuuuita porrada.


Tou guardando minha coleção pra meus filhos, por que não fazem o mesmo? 


[Autorizo reprodução completa e irrestrita desde que mencionados autor e fonte].

3 comentários

Roberto Tramarim disse...

As palavrinhas de "pow, tum, zas!" brilhando na tela a cada golpe do Homem Morcego e o Garoto Prodígio.

Cara, eu lembro disso, assistia na TV as tardes quando era criança. Adorava aquilo, eu tinha até os bonequinhos de borracha que a Gulliver fazia com os personagens da série Batman, havia uma ingenuidade sublime nos episódios e os papéis eram absurdamente definidos, sem espaços pra complexidade humana.

Quem assistiu o Batman de 2008, com toda sua complexidade psicológica(principalmente o Curinga) não ve qualquer similaridade com aquele seriado, a não ser os nomes do herói e do vilão.

Sem dúvidas que hoje a série seria bem mais completa e interessante do ponto de vista de quem é jovem hoje, mas nunca teria a mesma graça pra quem assistiu a série antiga na TV, e eu publiquei um artigo explicando isso em meu blog. Como voce mesmo disse, tem a ver com a inocência, que tinhamos de forma lúdica em nossa infância, no tempo que se podia ter infância ou, pelo menos, ela tinha mais cara de infância.

Me lembro de uma frase de Lúcifer a Sandman, quando ele resolveu abandonar o inferno mas jamais retornar ao paraíso:

"A inocência, uma vez perdida, é impossível ser recuperada"!

Abraços!

Anônimo disse...

Recomendo a todos!
Vivenciamos hje uma vida de rótulos,aparencias statos.
Q saudade do tempo em que meu avô me ensinava a rodar pião, jogar bolinha de gude.
I hje? Certeza q n é qlqr criança q sabe o q é ou como é!
Tempo atraz.
Papai noel, to passando aki pra dizer para o Sr. que fui um bom garoto, fui bem na escola e fiz todos os meu deveres e o mais importante nao respondi papai, mamae neim o vovô.
Queria muito ganhar uma bola e um ioio,por isso vou colocar minha cartinha aki na meia e deixar ali na janela por Sr. ta bom?
Obrigado Maurim

"Hje"
Para: encomendanatalina@papainoel.com
Papai Noel
Sou Mauro N.
Cumpro com todas as minha obrigaçoes, por isso venho gozar de meu direitos atraves deste email.
*Neste natal quero um I-PHONE e um COMPUTADO pq só assim serei um garoto feliz, e no proximo natal n terei q usar uma lan house pra falar com vc!
Grato Mauro N.

GENTE Q ISSO GOSTEI MTO DO TEXTO DO NOSSO AMIGO DANILO AÍ EM CIMA, HJE EM DIA JAH NAUM TA TENDO MAIS AKELA MAGIA DE CRIANÇA, AKELA COISA DA AVO COMTAR HISTORIAS I TAL´S.
Mauro Nunes!

Lu disse...

Nossa! perfeito seu post. adorei...tanto, que estou encaminhando no twitter seu link. abç!

Postar um comentário