segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os Nardoni e a Justiça:

Dois anos da morte de Isabella Nardoni, pai e madrasta culpados e opinião pública torcendo como final de Brasileirão. Pegue uma pipoca, segure seu copo de Coca Cola, o espetáculo vai começar.

Muitos vão questionar eu levantar um assunto que já a alguns dias sumiu da mídia, mas acho que vale muito a pena mencionar isso, principalmente por que é a primeira vez desde que criei esse blog que me sinto auto-confiante o suficiente para escrever algo cem por cento autoral.
Desde que esse absurdo veio a tona eu raciocino sobre isso. Sobre o quanto esse crime foi bárbaro, sobre a interrupção brusca da vida de uma criança que poderia ter oferecido muito caso houvesse oportunidade.
Mas a questão que me levou a escrever isso cerca de 3 semanas depois, foi raciocinar sobre o espetáculo de horrores que virou o julgamento sobre a morte de Isabella Nardoni. Não nego que me chocou. Assim como vocês não acredito na inocência do casal Nardoni. Mas fico imaginando. O julgamento, foi justo? Essa é a grande questão a meu ver.
Desde que o crime aconteceu, a mídia foi implacável na cobertura e no juízo, deixando suficientemente claro quem eram os culpados antes mesmo que a perícia chegasse a uma conclusão. Disseram diversas coisas, fizeram projeções, e deixaram o populacho na expectativa. E é aí que eu quero chegar.
O que, afinal de contas, o caso Nardoni tem de tão espetacular, que o caso do Tião da borracharia, que estupra a enteada quando a esposa sai, não tem?
Afinal de contas, o que motivou toda essa balbúrdia? Acho que vou morrer nessa dúvida.
A coisa foi tão bisonha e avassaladora, que em questão de dias, apareceram centenas de orkuts com um álbum feito especialmente com fotos de Isabella Nardoni, e a frase Luto pelo Anjinho Isabella Nardoni. Meu caro, isso é bizarro. se você fez isso, não venha me dizer que de fato guardou luto, por que a menos que você seja um familiar da menina ou amigo da família, e isso digo com o devido respeito e pêsames aos parentes próximos, que de fato tem motivação para tanto, tu não passa de um hipócrita. Realmente guardou luto por alguém que pra você não passa de manchete do Jornal Nacional?
Mas refinando um pouco a coisa, já que provavelmente vão me chamar de defensor de bandidos por que sou militante de Direitos Humanos e questiono a validade do julgamento. Você que me lê agora, crê em seu âmago, que a pena seria tão pesada caso a Rede Globo não estivesse espremendo cada gomo desse assunto? Acredita de fato que Juiz e Juri foram imparciais? Sinceramente eu não acho depois de diversas redes apontarem o dedo e escolher um culpado, que eles raciocinaram usando unicamente o cérebro. Acho inclusive, que o Tião da borracharia teria uma chance melhor.
Não me levem a mal, eu só imagino que quando Marx disse que "A religião é o ópio do povo" é por que ele não tinha conhecido o Roberto Marinho. Suponho, devidamente instalado no conforto de meu sofá na culpa do casal Nardoni e tanto quanto vocês, queria essa condenação. Mas desejaria a condenação a partir de um julgamento justo e imparcial, coisa que teria acontecido caso não houvessem pilhas e pilhas de câmeras de tv filmando passo a passo de um caso que não dizia respeito a absolutamente ninguém, assim como não lhe dizem respeito tantos casos vizinhos de pessoas que matam esposos e esposas, mulheres que matam filhos, homens que estupram filhas. E garanto, se você tem mais de 15 aninhos de idade nas costas, já ouviu um caso desses envolvendo um conhecido. Daí me pergunto, fez um álbum memorial no seu orkut em homenagem à vítima? Que fique claro que não estou esfregando isso na cara de todos, apenas na dos que aderiram a essa palhaçada.
E não para por aí. Lembro até hoje do caso Lindemberg e Eloá. Cárcere privado, um mar de câmeras de vídeo tão intenso que eu assistia e não sabia quem era reporter e quem era oficial do G.A.T.E., uma atuação desastrosa do resgate que deixou que uma menina de 15 anos tentasse mediar uma situação de risco arriscando a própria vida e a de terceiros, A "psicóloga" Sônia Abrão, com sua especialidade em revista Contigo tentando fazer o mesmo ao vivo em rede nacional, e o desfecho trágico. Lembro que naquela situação eu estava no M.S.N. na hora do assassinato por ter horror de televisão, e fui um dos que, pelo país inteiro, recebeu uma corrente pedindo orações pela vida de Eloá Pimentel, que estava prestes a ser assassinada, por três ou quatro vezes, de pessoas de partes muito distintas Brasil. Parece que toda essa mobilização não deu muito resultado. Falta de fé? Não sei. Tempos depois vi pessoas e mais pessoas clamando a cabeça de Lindenberg, um cidadão claramente perturbado. Tempos depois vi um juiz falando de clamor popular. Tempos depois, vi essas mesmas pessoas ignorando completamente o ocorrido.
Você aí sentado na poltrona, acha que em algum dos casos, houve de fato um julgamento justo? Em ambos acredito na culpa, no segundo, inclusive nem acredito, eu sei por que vi pelas lentes da emissora do Edir Macedo. Mas acha, no conforto de sua casa, que em algum desses casos, sem essa intervenção absurda da imprensa, a condenação teria tido o mesmo impacto e seria tão impiedosa?
Você, que bateu palmas pra condenação do casal Nardoni, estourou fogos quando o Tião da borracharia foi pego? Pense nisso depois, você é apenas um mentiroso e pior que qualquer coisa, mente pra si, achando que está com a razão e que tudo é justiça.
E apenas pra finalizar, depois desses dois exemplos, vou fazer uma proposta: Criemos então a TV Tribunal, onde todo mundo vai assistir devidamente munido de cerveja e tira-gosto, e votar condenação e sentença por S.M.S. O que acha? De repente é sua chance de condenar quem achar culpado segundo a justiça imposta pela T.V.

5 comentários

Unknown disse...

Dandã, gostei muito de suas colocações acho pertinente abordar por este ângulo, acontece que quando o caso vem das emissoras de televisão e uma riqueza de detalhes muito grande, alguns verdadeiros outros não se sabe e que acaba chocando mais. O mesmo acontece quando somos vitimas ou alguém bem próximo de nos e ai clamamos por justiça, eu particularmente acho que o Tião tem que ser punido assim como o casal Nardoni, porem o que faz com que uma caso vá parar na mídia? poder aquisitivo, o Sr Tião não era de classe media, isso sim temos que questionar. porque ele não foi divulgado com tanta ênfase como este caso? Mas parabéns pelas colocações e acho que todos tem direito de julgamento justo, porem neste caso foi bem aplicada a pena.

TestandoComVocê disse...

Ficou incrivel a postagem, muito bem elaborada, tbm né, você é o cara!

Curiosa da Vida disse...

Muito bom o blog ...
Colocações e militância humanitária necessárias nesse noso mundo de hoje ...
Parabéns ..
bj

Juliana Trinci disse...

Também acredito no que vc disse. O circo que se tornou o caso Nardoni foi absurdo. E também é absurdo que o "Tião" fique impune. Infelizmente é assim. Ou vira circo ou é a impunidade que ganha.

Unknown disse...

Olha, tudo bem que o crime chocou a todos e me entristeceu, principalmente por que envolvia a relação pai e filha. + Acredito ser o alardeamento por parte da imprensa, pois,a mída fez com que o caso tomasse uma enorme repercução a ponto de influenciar na sentença dos jurados...
Tantos outros crimes tão horrendos quanto este não têm o mesmo clamor popular!? Quantas crianças têm sido vítimas de violência?
Bom, a justiça foi feita, foram julgados e condenados e suas conciências também os julgarão e condenarão um dia, por que este é o verdadeiro tribunal
Agora ficam estes desocupados se aproveitando desta tragédia, que mais parece um espetáculo, para simplismente aparecer na mídia, mostrando suas supostas indignações.
E quando se pensa que atingimos certo patamar civilizatório,vemos o quanto bárbaros pré-históricos ainda somos...

Dan, parabéns pela colocação, bem elaboradas as suas ideias...
xerin*

Postar um comentário