segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecnólogo em mendicância: Essa idéia vai pegar.



Quando um filho vai nascer/
Os pais vem orgulhosos pra dizer/
É um garotão/
Ralam pra pagar os carnês/
Das aulas de inglês, de karate/
De natação/
Meu filho vai ser um estudante aplicado/
Vai virar médico, engenheiro, advogado/
E vou mantê-lo longe dessa confusão/
Bebida, buteco, pandeiro e violão/
Música de Pedra Letícia

Postei esse trecho de uma música do Pedra Letícia, por ter sido a primeira coisa que me veio a mente quando raciocinei sobre este texto. Muitos de vocês já devem ter recebido em uma ou outra oportunidade, um texto em que um desocupado faz projeções sobre quanto mendigos ganham. Hoje sou eu esse desocupado.

Não vou reproduzir o texto aqui, por já ter perdido ele nos meus e-mail, apenas me ocupar de fazer minhas próprias projeções.

Reflita:

Todo mundo que mora em metrópoles e tem algum meio particular de locomoção já deve ter passado por isso. Semáforo fecha, e vem um pedinte atraz das moedinhas que tão no cinzeiro do carro. As vezes nos apiedamos, as vezes não. Mas aí vai a parte técnica do assunto:

Supondo que no prazo de uma hora, o sinal faça 20 revoluções de de verde à verde. Ou seja, gaste um minuto em cada cor de advertência. os carros param, e um pião sai de carro em carro com uma latinha vazia de Sustagen(vi isso ontem em Belo Horizonte) perguntando se você tem uns trocados. Você pega o que tiver na frente pra ele ir embora o quanto antes, e segue seu caminho. Nesse prazo de um minuto, com o transito bom, param de 5 a dez carros no sinal, mas vamos imaginar que ele se contente com R$1,00 por virada. Vinte viradas, vinte reais em uma hora.

Continuando nossa viagem, imaginando que nosso amigo mendigo exerça uma carga horária de 44 horas semanais, o mesmo que uma pessoa que trabalha no poder privado. Nove horas diárias de segunda a quinta, e oito horas na sexta feira, a exemplo dos horários de uma marcenaria(na minha cidade é assim). Entre segunda e quinta, ganha R$180,00 diários, na sexta feira, R$160,00. Total semanal: R$880,00 multiplicado por 4 semanas: R$3520,00(UAAAAAU, isso é o salário de um engenheiro em início de carreira, na realidade um pouco mais!!!)


Em escala comparativa, um pedreiro em uma cidade pequena, ganha R$90,00 reais. Um servente contratado ganha a exata metade, pra mexer massa e carregar peso o dia todo.


Por isso, a partir de hoje eu nego, e digo isso com a boca mais cheia do mundo. Se mendigos me pararem, eu peço esmola pra eles, por que ando precisando mais. Ganho menos, tenho mais contas e urro pra pagar por elas.


Me pergunto por que até tão pouco tempo eu ficava com pena de um pião que ganha mais que eu. E pelo menos agora sei o por que de ser mais fácil pedir que estudar ou trabalhar. Trabalham menos do que eu quando era funcionário público.


Daí vai a proposta que nomeia o tópico. Rogo ao MEC que valide a graduação tecnológica em mendicância. Listo aí alguns módulos que fariam toda a diferença no currículo:


1. A melhor forma de fazer cara de auto-piedade
2. Como sacudir a latinha de sustagen de maneira mais eficiente
3. Maneira correta de se fazer ataduras na perna e se passar por aleijado
4. A psicologia do trabalhado, como escolher as pessoas mais impressionáveis.
5. Onde esconder com eficácia as notas que ganhar, para parecer mais ferrado balançando moedinhas de pouco valor.


Acredite. Esse curso vai ser um sucesso.

5 comentários

gAng disse...

bom saber que no Brasil um engenheiro vale o mesmo que um mendigo¬¬

Péricles disse...

Pra pensar...



http://olenhadorprateado.blogspot.com

indivídua disse...

uhauahauaahauahaua

vou largar a história e virar mendiga... mais chances de ficar rica


http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

Drako disse...

Bom mas essa matematica se aplica exatamente dessa forma na pratica.
Pode ser um conceito pessoal, mesmo a matematica sendo boa ainda não me chama a atenção andar por aí pedindo no sinal...

Unknown disse...

Até parece comédia...
+ É necessário estimular os pedintes a serem cidadões, deixando de ser indigentes.É preciso fazê-los aceitar a ajuda oferecida em intituições que estão preparadas para isso. Executar a possibilidade deles se tornarem TRABALHADORES DIGNOS não é impossível.
Eles também fazem parte da sociedadee do mundo,por isso,é preciso tirá-los do "COMODISMO" das ruas e transformá-los em pessoas mais conscientes,pois, eles precisam curmprir seus deveres para com a sociedade, para assim,usufruirem de seus direitos.
O governo tem que ir mais além: essas pessoas estão vivendo em lugares públicos ou seja, patrimônio público,e na minha opinião, eles não a usam adequadamente.Isso seria uma inflação contra tal patrimônio. Precisaria, então, de uma medida mais drástica: tirá-los das ruas. Claro, sem usar a violência,mas de maneira firme.A proibição de moraodores de ruas e pedintes da mesma é um trabalho complexo, mas é uma hipótese,no qual muitos países já e tentam adotar.
As esmolas são o incentivo para as pessoas continuarem a se sustentar de forma exploradoras, pois para nós dez centavos não faz falta, mas o salário do pedinte consegue passar de mil reais por mês, e isso é uma injustiça para aquelas pessoas que tanto trabalham e recebem pouco e as vezes com pena acabam ajudando aquela pessoa que "necessita".Vamos acabar com isso pois todos nós temos a capacidade de trabalhar e ter um otimo futuro. Basta nós darmos o primeiro passo. Bjin*

Postar um comentário