sexta-feira, 23 de abril de 2010

Surdos são deficientes? Não acho:

A algum tempo questionei com um vereador do município onde resido, com muito carisma entre a população, o por que de surdos serem, ou não, deficientes. Sabem o que acho? Acho que descobriram o que imagino pelo título do post.

Vou explicar o porque:

Para tanto, imagine o que torna um surdo um deficiente. Pensou em algo? vou ser breve na explicação. Dificuldade de comunicação. Resolvido o problema de comunicação, superada a deficiência. Simples assim. Salvo deficiência auditiva, surdos contam com plenitude física e psicológica. Mas são em sua maioria tratados como deficientes mentais, ou estrangeiros, por não poderem se comunicar conosco, ouvintes.

Então por que cargas d'água, a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) não é regulamentada como matéria obrigatória no ensino primário? Os avanços na questão seriam evidentes, visto que não é algo complicado de se aprender. Só citando alguns exemplos, minha mãe, com 49 anos, dominou o idioma, em um cursinho de módicos R$10,00, e que só não saiu de graça por falta de apoio tanto público quanto privado, e consumia manhãs de sábado. Mais do que ela, um amigo meu, vendo-se forçado a aprender visto que havia engatado namoro com uma garota surda, aprendeu em video-aulas do Youtube, curioso, não acha?

Por que então não ensinam crianças, cada vez mais cedo isso, facilitando assim a inclusão social de uma das camadas da sociedade que de certa forma se vê forçada a permanecer como tal, segregada unicamente ao seu singular círculo de convívio social. Feito isso, surdos não precisariam de escolas especiais. Feito isso, surdos conseguiriam se encaminhar de maneira mais efetiva ao mercado de trabalho. Feito isso, surdos teriam mais horizontes profissionais, talvez, num futuro não tão distante, se graduar em um número satisfatório, em cursos superiores.

Mas por que questionar esse tipo de coisa, não é? É mais fácil colocar em votação o Dia do Samurai, do que consumir verba que poderia muito bem ser empregada em algum desvio.

Lembrem-se, meus caros, surdos não são idiotas, e percebem quando você dá risada das onomatopéias que soltam na tentativa malsã de falar, coisa que nunca aprenderam, por que nunca ouviram, e seu convívio acaba se reduzindo a pessoas que despresam o vocabulário de Libras, ou simplesmente, encontram-se em igual condição.

Mas é fácil ignorarmos essa entre tantas outras coisas. Eu não tenho nenhum surdo na minha família, e acho que você também não.

I'll see you in the future!

[Autorizo reprodução irrestrita do conteúdo, desde que citados Autor e fonte]

2 comentários

Anônimo disse...

Hum uma bela questão a se pensar, abçs

Unknown disse...

A surdez, como déficit biológico, NÃO priva os surdos da faculdade da linguagem, MAS total ou parcialmente, de língua oral. Por tanto concordo com vc que, deveria ser ensinado ainda quando criança. ja que a criança surda não é deficiente na esfera lingüístico-comunicativa ou na construção da identidade social, mas é ASSIM TORNADA pelas condições sociais em que se constitui como pessoa;

bjin*

Postar um comentário