quarta-feira, 26 de maio de 2010

Momento pausa para jabá

Existem dúvidas sobre a segurança da urna eletrônica. Esse assunto já virou alvo de discussões em fóruns das comunidades de Direitos Humanos do orkut. Vou mencionar aqui a comunidade da qual participo da equipe de moderadores pra quem se interessar: Direitos Humanos. Mas se a eleição não é confiável e existem boas alternativas, por que nos relegar a suportar esse equívoco?


Um site que eu gostaria de mencionar que discute esse assunto com muita maestria é o Voto Seguro. Eles inclusive mantém uma enquete sobre o assunto em sua página antiga.

Mas a função do post, além de denunciar, é apontar soluções confiáveis. Algumas sugestões ótimas aparecem no fórum mencionado. Outra, achei aqui, de uma empresa privada que oferece votos 100% auditáveis, olhe a página da Sivea e comprove. Já que nada se cria, tudo se copia, acho perfeitamente viável que se compre o esquema de trabalho deles, e se reproduza em escala industrial. Que vá das megalópoles até arraiais, que ofereça ao cidadão segurança de que realmente votou em quem queria.

E você? Confia na urna eletrônica? Se não, tem outras idéias pra fornecer? Se sim, o que motiva tanta segurança no nosso formato de eleições atual?

Eu pessoalmente não confio naquela bagaça, e ficaria muito mais feliz se pudesse votar na cédula mesmo.

seja o primeiro a comentar!