sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Patriotismo nos porões da história:

Vários de vocês já devem ter questionado se sou patriota já que meu grande tezão é falar mal de tudo e de todos (Pô, mas tu num vê nada de positivo, Danilo?). Penso de forma diferente. Reclamo justamente por sonhar com um futuro melhor e mais digno a meus patrícios.  Dando uma vasculhada no Youtube com auxílio de meu irmão, pincei um vídeo que passou despercebido pela grande maioria (477 visualizações contra mais de um milhão de "Pedro!!! Dá o meu chipêêê!!!"). Quantas vezes já fomos procurar vídeos estúpidos? Quantas vezes fomos procurar algo educativo? Não tenho intenção de ser demagogo, afinal, tenho esse mesmo defeito, a exemplo de 101% da população.

 Reparem no quanto o civismo anda esquecido assistindo a esse vídeo:


Comparem com esse vídeo, por exemplo:




E esse é um dentre vários. Ficou pop o vídeo em que a cantora Vanusa Chapadona dopada de sabe-se lá o que (diz ela que era efeito colateral de remédios. Tenho minhas dúvidas) faz uma apresentação dantesca do Hino Nacional. Se não teve oportunidade de assistir. Acompanhe clicando no nome dela.


Agora diga-me uma coisa. Eu vou ter motivos para parar de reclamar enquanto não aparecer uma geração de patriótas aguerridos? Bom. Também não vou passar por super homem. Sou um hipócrita se disser que ajo como tal no meu cotidiano. Mas deixo registrado tanto para vocês quanto pra mim próprio refletirmos se há algo a se fazer pra mudar essa realidade.

2 comentários

Gabriel Lorenzato disse...

É! Eu não sei cantar o hino, mas estou me tornando patriota naturalmente. Gostei de ouvir a velhinha dizendo que o nosso país não é amado por faltar civismo. Eu estou aprendendo a não ficar só reclamando e sim, a também agir. Cantar e agir é o que há! Abraços!

Anônimo disse...

Está ótima essa postagem ...
E eu gostaria de dizer o seguinte: com orgulho não sei a letra hipócrita do país ... Graças aos céus não ocupei meus neurônios com isso ...Diria que não sou bairrista e que minha terra é o planeta ... Mas ......... Infelizmente, faço parte daquele grupo que treinou tanto, mas tanto na infância (na escola) que decorou -mesmo- a maldita letra ...Sei mas nunca canto em solenidade nenhuma, seja ela qual for ...

Mas veja ... o que eu me nego mesmo a 'cantar' é hino do RS que diz que: 'povo que não tem virtude acaba por ser escravo' ... Isso eu me nego a 'dizer';sabemos que povos são escravizados através da força, pelo mundo afora ...

bem .. um ótimo texto, como sempre ... sem falar que é divertidíssimo ...

bj

Postar um comentário