sábado, 24 de julho de 2010

Não quero a Copa e não tomo Coca:

A Coca patrocina a Copa, que por sua vez vende muita Coca pra ser consumida na Copa(de casa). 

Que cabeçalho imbecil só pra falar que não quero a Copa no Brasil de jeito nenhum.


Já expliquei em outro post, o Farra de Grana e Esporte, sobre os cu$tos da execução da Copa do Mundo em solo pátrio, e a faraônica verba nem chega perto da verba destinada às olimpíadas. Cinco Bilhões. Acho que vou morrer sem ver uma grana dessas, mesmo acertando na Mega-Sena da Virada.


Mas como sabemos, Cinco Bilhões são a projeção inicial, e como bem lembramos, os jogos Pan-Americanos, que foram orçados em "meros" quatrocentos milhõezinhos, custaram dez vezes esse valor. O que será que vai acontecer com a Copa então? Será que vai ser superfaturado a esse ponto o evento? Será que as Olimpíadas serão? "Mas o Lula disse que terá transparência nos gastos do evento no dia que divulgaram o escrotíssimo logo da Copa", você me diz, crédulo leitor. O discurso é diferente daquele dos jogos Pan-Americanos? E se acha que é piada minha, vejamos o seguinte: 

Segundo o Processo Nº58701000725201061, será gasta a bagatela de R$1.457.400,00 com a "claríssimo" objetivo de executar...


 "serviços de implantação da solução de Gestão de informação e participação colaborativa, que será adotada para acompanhamento e controle do Plano Diretor da Copa 2014". 

Entendeu? Então empatamos. O texto é propositalmente escrito assim. Você não exige o resultado do que não sabe o que é. E esse resultado jamais vai existir, e ninguém jamais vai cobrar. Mas o melhor vem aqui: O Subsecretário de planejamento, orçamento e administração, Sr. José Lincoln Daemon(nome, que num bom latim significa Demônio, e eu acho isso bastante apropriado) deu parecer favorável à inexegibilidade de licitação, E foi devidamente ratificada pelo Sr. Waldemar Silva de Souza, Secretário executivo do Ministério, no dia trinta de Junho. Ou seja, não houve disputa pelo contrato. A empresa favorecida foi a Calandra Soluções S/A. Tá cada vez mais fácil roubar.

E mais do que isso, mesmo que respeitem tal orçamento, isso é realmente necessário? O ensino anda uma grande merda, o SUS tá entupido, a Previdência quase falida, A segurança jaz deveras insegura, e vamos gastar num monte de semi-ANALfabetos chutando um pedaço de couro em cima de um gramado.

"Isso é discurso de quem odeia futebol, seu xiita." Também não, sou apaixonado por futebol, atleticano que acompanha o clube, e sempre que dá, vai ao estádio. Mas eu tenho um cérebro, e gosto de usar ele, e acredite, tenho usado com uma frequência razoável ultimamente. Tá semi-novo, modelo 84 e pouco rodado, quer comprar?

Daí vamos lá, temos um mês faturando horrores, principalmente nos setores de Serviços, Turismo e Comércio, pra logo após o Brasil se ver as voltas com 12 elefantes brancos, que serão as arenas da Copa. Estádios que vão ter custado muito, terão uma estrutura cara, e não vão ter gente suficiente pagando ingresso para sustê-los. Duvida? Então vamos visitar alguns portais que dão notícias que corroboram minhas opiniões:


E não me chateie com mais referências que eu também não sou a Triciclopédia, basta dar um pulinho no Google e dar uma olhada no que Aconteceu aos alemães após a Copa, o que os chineses andam fazendo pra minimizar os prejuizos com o Ninho do Pássaro, o que França, Japão, Coréia do Sul, e Estados Unidos tiveram de fazer pra minimizar esses mesmos prejuizos e impactos provocados com a mega estrutura de uma Copa do Mundo. O que Gregos, Franceses e Australianos passaram por problemas idem gerados com as Olimpíadas(Tem Atlanta também, mas já falei dos Yankees no quesito Copa do Mundo).

Mas se acham que só tenho reclamações, vou deixar bastante claro que pretendo faturar com todos esses eventos. Até 2013 quero trabalhar de taxista em BH e passar o rodo em gringo cobrando em Dollar e Euro, mas antes disso, vou arrumar uma grana não sei onde, e patrocinar a campanha de algum político agora, pra nessa época, eu faturar uma contrato sem licitação em que eu me proponho a "Executar tarefas de utilidade pública tendo em vista a boa cooperação e junção de elos que se fazem necessários ao perfeito funcionamento do relatado". Minha empresa de taxi vai atuar no ramo de "Relações Institucionais".

4 comentários

conselheira do amor disse...

conselheira do amor disse...
Certamente temos a convicção que todo esse negócio da copa do mundo vai causar prejuízos e também ajudar poucamente por um lado.
De fato as pessoas pensam que trazendo q copa para o Brasil vai trazer mais empregos, mais estrutura e desenvolvimento... Certo mas e depois? quantos brasileiros irão deixar seus empregos para trabalharem em pró da copa, ajudanto construir o estádio, fazer reformas das principais vias e etc., alguém já parou pra pensar pra onde elas vão? Alguém já imaginou que quando acabar a copa já era emprego, que vai ficar novamente desempregado ou desempregado de vez? Sim temos que pensar nessas consequências. O dinheiro envolvido para fazer tudo isso não vai ter retorno necessário para suprir os gastos e adivinha de quem vai sair esse dinheiro? Lógico que não haveria outra resposta se não for do nosso bolso, dos brasileiros que pagam impostos, os juros e a imflação e várias outras coisas, o governo faz de tudo para arrancar doa brasileiros o dinheiro que tem e o que não tem também.

Arthur Golgo Lucas disse...

Pois é, eu estive pensando em aproveitar a Copa do Mundo de 2014 pra encher os bolsos com hospedagem de estrangeiros. Calculei daqui, calculei dali... e cheguei à conclusão de que o melhor mesmo era me mudar para uma cidade onde a Copa do Mundo não vai passar nem perto. :-)

Arthur Golgo Lucas disse...

Pode ter certeza que a roubalheira vai correr solta. O exemplo dos "serviços de implantação da solução de Gestão de informação e participação colaborativa, que será adotada para acompanhamento e controle do Plano Diretor da Copa 2014" é só um aperitivo. Muitos mais, bem piores, virão em breve. Sem licitação, claro, que a roubalheira é dirigida.

Danilo LaGuardia disse...

Exato. Essa é a grande questão. Quando comecei a protestar contra a execução da Copa do Mundo por aqui, eu protestava unicamente contra o orçamento, que é fora de qualquer parâmetro.

Depois me aparece essa pérola, que infelizmente, sou obrigado a aceitar que não será a única.

Maldita Copa.

Postar um comentário