sábado, 31 de julho de 2010

Debates sem moderação.

Muito se discute a questão da moderação no Orkut, Comunidades moderadas com zelo sofrem reclamações de membros que acham o exercício autoritário. Comunidades com moderação inexistente ou quase, sofrem reclamações de que a moderação deixe que tudo vire uma esbórnia.

Daí, um amigo meu, o Roberto Tramarim, proprietário do blog Art. XIX, advogado e atualmente universitário de psicologia, resolveu criar a terra de ninguém, a comunidade Debates sem moderação. (Link para a
comunidade em seu próprio nome)

Para criá-la, ele partiu das regras dos termos de uso do Orkut, que permitem que alguém assuma propriedade de uma comunidade sem dono desde que seja membro a pelo menos 3/4 do tempo de existência da mesma, sendo assim, visto que a comunidade passou 1 ano sem ninguém, ele mesmo se desfiliou dela, deixou de ser dono, e entrou de novo. Serão três anos sem ninguém tentando pleitear autoridade sobre a comu.

A iniciativa é bastante interessante. Por que não entra, convida todo mundo, divulga a comunidade no seu blog, Twitter, Orkut, e vemos o que vai acontecer num lugar que tem tudo pra virar a Casa da Mãe Joana. O único limite dos comentários é a consciência.

Vai ser divertido assim que ela encher.

1 comentário

Roberto Tramarim disse...

Ola Danilo, obrigado por publicar a iniciativa. Na verdade apenas em 2019 é que alguém podera ser dono da "terra de ninguém". A iniciativa se deu depois de tantos problemas de queixas sobre as atitudes de moderadores, que nunca agradam, ou são tiranos ou são condescendentes. Então tai, uma comu sem dono e sem moderação, onde cada um está por si. Independente do que acontecer, é no mínimo, uma experiência bem válida pra aprendermos sobre pessoas.

Abraços.

Postar um comentário