segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Feliz natal pra nóis tudo.

Fiquei muito tempo afastado, sem postar. Tempo esse em que amigos meus colaboraram de maneira bastante carinhosa pra manter a casa em ordem e o blog ativo. Um grande abraço ao Roberto e à Lilim. Pessoas que não conheço pessoalmente, mas que se tornaram amigos especiais, e vez ou outra, davam aquela olhadinha aqui e deixavam alguma contribuição mais que especial para o blog. Abraços ao Arthur, companheiro de bobagens comigo. Mas a verdade é que gasto muito tempo fazendo posts com teor pesado, assuntos sérios, e agora, quero relaxar nesse, então:

Um felicíssimo natal à você, leitor que me prestigiou com sua presença, seus comentários, fossem incentivos ou puxões de orelha. E para comemorar, um vídeo que encontrei postado no blog Kosmus, de propriedade da Karline Batista. Divirta-se com essa  visão divertida e modernosa do nascimento de Cristo. Creia você ou não em Deus, Seja Católico, protestante, umbandista ou muçulmano. Judeu, budista, induista ou ateu, tudo o que desejo, é um fim de ano melhor que o do ano passado, e pior que o do ano que vem. Um ano melhor que o outro, e assim seguindo a vida.



Pela vida, por justiça, e por Direitos Humanos. Sempre.

Continue lendo...

sábado, 4 de dezembro de 2010

Meu retorno junto ao Mafagafo solta Juros:

Passei muito tempo ausentem em função de mudar de endereço, me casar, e abrir uma empresa que (graças a Deus) anda chupando meu sangue de tanto trabalho.

Mas hoje, dando uma fuçada nos meus blogs preferidos, topei com um post sobre um assunto que acompanhei essa semana. Sobre a sem vergonhice do cadastro positivo de consumidores.

Acompanhe o que escreveu o Vinícius, no blog Com Fél e Limão


Cadastro Positivo: para quem?
Este aviso indecente, por força de lei, consta em todas as faturas de cartão de crédito. Indecente não pela informação, mas pelos números estratosféricos que o acompanham.
A FEBRABAN promete (timidamente) reduzir os juros pornográficospraticados pelos seus associados, caso o governo aprove um tal Cadastro Positivo de Clientes. Seria, basicamente, um histórico de todas as transações de crédito efetuadas pelos consumidores, relatando a pontualidade ou não no adimplemento das obrigações contraídas. Sendo assim, os “bons” pagadores ganhariam uma espécie de “estrelinha no boletim escolar”, que garantiria ao cliente taxas mais camaradas nos empréstimos e financiamentos. Seguindo a analogia: não basta passar de ano (não estar com o nome sujo), tem de passar com nota DEZ. Tentaremos demonstrar que isso não passa de MAIS UMA cortina de fumaça pra justificar as injustificáveis taxas praticadas pelos banqueiros mais gananciosos e espertalhões do planeta. Sim, eles estão aqui.
Os bancos, envergonhados com a extorsão que praticam no Brasil desde 1808 (e, desde 1994, sem a inflação descontrolada para camuflar a usura praticada), passaram a jogar a culpa nos “inadimplentes” (as aspas já expliquei aqui) que não deixam as taxas caírem.
Emprestar dinheiro tem risco, e é isto que justifica o tamanho dos juros cobrados, todos sabemos: maior risco, maior taxa. MAS, incrivelmente, AQUI não é esse o mecanismo! O que regula a taxa de juros cobradas do consumidor é a INAPTIDÃO desse mesmo consumidor em perceber que está sendo roubado, e o conluio dos banqueiros e governo em manter o roubo! É, amigo, é assim MESMO: banco só cobra essa extorsão aí da imagem (e muitas outras) porquesempre tem alguém que pague. E, claro, alguém que o deixa cobrar (no caso, o BC).
O brasileiro conviveu com inflação alta (e juros idem) por muito tempo, é imediatista, não tem hábito de poupar e não sabe fazer conta de juros ao longo do tempo. E os bancos e financeiras se aproveitam disso, com o beneplácito do Banco Central. Não é à toa que os maiores lucros bancários do universo ocorrem por aqui, e eles não sofrem NADA com quebradeiras externas no mundo globalizado, a não ser que estejam sendo geridos por um maluco. Mas voltemos ao tema do Cadastro.
Pegue  o exemplo de um cliente com ANOS de relacionamento com um banco, tomando dinheiro emprestado e pagando direitinho. Isto não seria o MAIOR Cadastro Positivo que existe? Afinal, ninguém pode ser mais conhecido por um banco do que um cliente que mantém conta há anos com ele, oras! Pois bem, mas este cliente, mesmo com todo o seu HISTÓRICO QUE JÁ ESTÁ em poder DO BANCO, paga os MESMOS juros do cliente que abriu a conta na SEMANA PASSADA! Se o banco não considera nem as informações que JÁ ESTÃO COM ELE há anos, de que adianta saber da vida do cliente fora?
O sistema de “relacionamento” dos bancos brasileiros para conceder crédito (um pouquinho) mais barato está baseado somente no LUCRO que o cliente dá para o banco com sua conta, e não na sua PONTUALIDADE, já que não ser pontual inviabiliza a concessão do financiamento, e ser pontual não garante juros substancialmente mais baixos.
Aliás, sejamos justos, isto ocorre, sim. Sabe onde? Nas linhas de crédito COM JUROS MAIS EXTORSIVOS AINDA. Exemplo: aqueles empréstimos das Crefisas da vida, onde eles “perdoam” a última prestação de quem paga em dia todas as anteriores. Ora, cobrando 350% a.a. de um pobre coitado (com uma SELIC de 10% a.a.) e CONSEGUINDO receber 88% do butim, até eu dou “desconto” e “baixo” meu ganho pra 320% sobre o capital. Afinal, já recuperei o principal investido e juros SELIC na parcela 4 de 12, as outras entraram “de graça” no meu bolso.
Portanto, essa história de “Cadastro Positivo” é uma balela: conveniente para os bancos (que reduzirão ainda mais o seu risco, sem baixar taxa nenhuma – ou dar um “calaboca” qualquer, vá lá),  e para o Banco Central, que dirá ter feito todo o possível para reduzir as taxas, mas que o “mercado” (sempre esse ET…) não ajudou, afinal a “demanda por crédito gerou falta de liquidez sistêmica e forçou a não-redução da taxa por parte das instituições financeiras”.

Curioso, não acha? 

Continue lendo...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quem nos protege ?

Quem nos protege ?

Como podemos nos proteger dos idiotas,dos oportunistas e dos
maus?
Não sei como me defender de quem vota mal,de quem usa o
volante como uma arma,de quem envenena minha comida e
os produtos que tenho que usar.
Como me defender de quem falsifica remédio? De bala perdida?
De quem deveria me proteger e não o faz ?

Como me proteger de minha própria ignorância ?

Uso plástico.Em todos os lugares de minha casa,ou em quase
todos,tem alguma coisa de plástico,especialmente na cozinha.
As crianças de minha família usam mamadeiras,copos,banheiras
e brinquedos de plástico.

E só hoje descubro...pasma.....que posso ter colocado a
vida das pessoas que amo em risco.
Só AGORA,2010,a UE proibe o uso de BISFENOL-A em
produtos utilizados por crianças pequenas,bebês e mulheres
gestantes.
Em Junho de 2011,começa de fato a proibição.

O BISFENOL-A ou BPA é um Difenol.Eles,os fenóis, são
tóxicos e cáusticos.
São potencialmente fatais se inalados,ingeridos ou absorvidos
pela pele.
A longo prazo provocam câncer de vários tipos.
Essa substância é usada na produção de plásticos,tais como
mamadeiras,copos infantis e outros.
O Bisfenol-A foi proibido no Canadá,Dinamarca,Costa Rica e
em alguns Estados norteamericanos.
Desde 1930 que existe a suspeita de que essa porcaria faz
mal para a saúde das pessoas.
Um estudo do Todo Poderoso FDA levantou preocupações
quanto a exposição de fetos,bebês e crianças pequenas aos
produtos contendo essa MERDA!!!

1930-2010.....OITENTA ANOS....é inacreditável que uma
coisa dessas tenha acontecido.
A indústria ganhou uma fortuna produzindo plástico com
esse VENENO.

É por isso que acredito APENAS no AMOR.
Quando verdadeiro o AMOR serve como poderosa barreira
ao desejo de fazer o mal.
O grande e ÚNICO problema de nossa espécie é que NÃO
ama.
Eu erro,mas JAMAIS cometeria um erro por 80 anos.
Em nome do lucro......e me aproveitando da necessidade
das pessoas ignorantes.
Eu não confio em ninguém.....quem quiser ter minha
confiança terá de conquistá-la.
Porque palavras o vento dispersa.
Especialmente se quem falar tiver poder,força e interesse.


Bonde
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-27--127-20101125&tit=mamadeira+com+bisfenol+pode+ser+retirada+do+mercado


Terra
http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4811871-EI188,00-Uniao+Europeia+proibe+bisfenolA+em+mamadeiras.html


Portal Ecodebate
http://www.ecodebate.com.br/2010/11/16/harvard-diz-que-bisfenol-abpa-tambem-
compromete-a-formacao-de-cromossomos/

Portal Ecodebate
http://www.ecodebate.com.br/2010/11/25/comissao-europeia-quer-

Continue lendo...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Injustiça,NÃO!

Eu acuso o Estado brasileiro de estar desrespeitando a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a sua própria Constituição, ao admitir que o advogado Fernando Claro Dias e tantos outros em situação semelhante sejam impedidos de exercer a advocacia em função de estarem inadimplentes com a Ordem dos Advogados do Brasil.
Tal entidade fiscaliza o exercício de um ofício cujos profissionais, por incompetência ou improbidade, podem causar danos irreparáveis aos cidadãos que a eles recorrem.
Deixar de pagar as mensalidades devidas à Ordem não é motivo suficiente para que se retire do advogado o direito de advogar. A OAB pode fazê-lo quando o contratante dos serviços do advogado houver sido prejudicado por inépcia ou má fé, não quando ela própria for financeiramente prejudicada.
Sou um cidadão brasileiro me manifestando em nome do espírito de justiça que deve nortear sempre as ações dos homens dignos.
Não sou jurista. Mas, ouso dizer que os juristas coniventes com tal aberração, que a aprovam ou que a justificam com interpretações tortuosas da letra da Lei, não estão sendo, eles próprios, justos.
Sobre tais contorcionismos jurídicos prevalecem os pilares da civilização e do Estado brasileiro:


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo XXIII
1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
Artigo XXX
Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Dos princípios fundamentais
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer [grifo meu].

Celso Lungaretti é jornalista e escritor. http://naufrago-da-utopia.blogspot.com

COMPANHEIRO DESESPERADO:
"ESTOU NO LIMITE, OU PASSANDO DELE"

Celso Lungaretti (*)

"Estou no limite ou passando dele! A humilhação e mágoa, constrangimento, tristeza, são muito grandes, irmão! É injusto demais!"

O desabafo é do Fernando Claro, que muitos conhecem pelo blogue O Claro. Trata-se de um advogado sempre disposto a ajudar companheiros injustiçados. Várias vezes deu uma força em cruzadas que lancei ou das quais participei.
Ele próprio, no entanto, está em situação dificílima, porque teve sérios problemas de saúde, ficou temporariamente incapacitado e não pôde continuar pagando as mensalidades devidas à Ordem dos Advogados do Brasil.
Esta, sem considerações de ordem humanitária, aplicou friamente as regras e o privou de sua carteira -- portanto, do direito de exercer a profissão.
Agora já está em condições de voltar à ativa. Mas, sem poder trabalhar, não tem como pagar a dívida que se avolumou. E só o deixarão trabalhar se pagar. É um círculo vicioso, uma situação kafkiana.
Pleiteou, em vão, a anistia dos seus débitos. E recorreu também à OAB Federal, que até agora não sensibilizou-se com seus apelos.
Está desesperado, como se constata nesta mensagem:

"Há decisão do STJ em favor da OAB na questão da anuidade. Mas, direito ao trabalho e renda são direitos individuais fundamentais!
"O sub-procurador da OAB/RJ veio dizer que dívida com anuidade não impede advogado de militar. Tenho, entretanto, várias certidões da OAB/RJ e da OAB/ES proibindo minha advocacia enquanto não quitar o débito.
"Não tenho mais o que perder -- ou, pior, ainda posso perder muito. Mas, para não continuar na miséria e na dor desta tortura, vou escrever pra todo mundo.
"Por questão de ética ou de pruridos corporativistas, não quis ajuizar ação contra a OAB nem propalar na blogosfera. Mas, diante de tantas perdas, o que posso fazer, se não tenho vocação para roubar?"
Desde já agradeço a quem puder interceder ou lhe dar qualquer forma de ajuda.


Para agilizar os trâmites, é melhor que seja contatado diretamente: fernandoclaro.dias@gmail.com

Fonte:
* Jornalista e escritor.
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/
BY HIUMALLAY

Continue lendo...

domingo, 17 de outubro de 2010

ESFARRAPADOS E REMENDADOS

Uma campanha suja e nada verdadeira....é assim que vejo
a campanha Dilma/Serra neste segundo turno.
Tenho recebido uma tonelada de email.....um pior que o
outro.
Serra ataca a Dilma como pode e Dilma não fica posando
de santinha.
Tiram notícias dos guardados da vovó e não colocam a data.
Usam essas noticias como se fossem de ontem.
Dilma fortalece opiniões que nunca teve,na corrida por
votos faz promessas que não pretende cumprir e se
compromete....como diria H.Helena.....fraudulentamente com
grupos radicais.
Como essas pessoas querem MEU voto ?
Esses dois reduziram tudo a um discurso falsamente religioso.
Pois todos sabem que Dilma e Serra possuem a mesma opinião sobre
a questão do aborto.
Por que não assumir isso?
Ou o Estado não tem independência ?
Eu imaginei que o Estado fosse laico, não sabia que
religiosos é que mandavam em Brasília,rs.
Se for para uma religião mandar nos políticos....eu
quero escolher quem vai mandar.....e quero os ateus.
Nossa......esqueci que ateísmo não é religião.....é mais um palavrão
para os que se julgam deuses.


QUERO UM PRESIDENTE EM QUEM POSSA CONFIAR,E A QUEM POSSA ADMIRAR.

BY HIUMALLAY

Continue lendo...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cidadania....um assunto de todos.

Eleição batendo na porta da frente e não escuto nada
sobre o direito que o cidadão tem de andar.....pelas calçadas.
Cadê as calçadas?Na minha cidade elas praticamente não
existem. Não faço idéia de como elas são no Brasil inteiro.

Me "equilibro" em salto Luís XV.....ando um pouco mais de
quinze quarteirões.....por milagre.E não carrego bengala,
carrinho de bebê ou de feira,tampouco sou cadeirante.
O andar,que normalmente tem uma certa elegância, me
transforma numa pata de salto alto.Sou ridícula andando
por essas calçadas.Que de calçada só tem o nome.


Pensei que com a chegada da Copa de 2014 as coisas
fossem melhorar.......doce engano.E os políticos me
prometem o paraíso......quando tudo o que eu queria
era poder andar pelas ruas em segurança.O tempo
passa e nada muda....ou muda mito pouco.Penso se
já não é hora de acordar desse sono mau. Se não
podemos sequer andar pelas calçadas....vamos votar
neles....para que ?

Continue lendo...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Adoção por homossexuais, o que tem demais?

Adiei o quanto pude essa postagem, por que acho que toco no ponto mais polêmico da legalização do enlace homoafetivo. Já falei em outros posts com todas as letras o porque de eu defender o casamento homo, e em outras oportunidades prometi falar sobre a adoção por um casal homoafetivo. Prá simplificar as coisas vou atrelar o artigo antigo ao novo e exemplificar motivos e justificativas, sempre tentando ser 100% racional. Vamos lá e o que quer que saia, será isso mesmo:

Continue lendo...

domingo, 15 de agosto de 2010

Canhotos Humanos ou Direitos Humanos

Aproveito o título deste blog pra explicar uma coisa que gera muita confusão.

Quando se fala em Direitos Humanos, é comum pessoas menos esclarecidas sobre DDHH perguntarem se em situações violentas ou emocionalmente terríveis, os defensores da DUDH continuam a defendendo.

É sempre bom ter em mente que todos somos humanos, sujeitos a erros como ter, em algum momento, uma prática diferente do discurso. Oras, é compreensível que aquele que perde um ente querido de maneira violenta tenha ressentimento tal que o faça, mesmo que por algum momento, a querer vingar-se de forma igualmente violenta, e isso vale para os defensores e ativistas de Direitos Humanos.

O que não pode acontecer é a vingança nortear a política de Estado no tratamento de detentos que sairam fora da lei. O Estado, como organização social a qual estamos inseridos, não é emocional e nem vingativo, ele deve garantir a civilidade, inclusive quando nós mesmos, membros deste Estado, estamos prestes a perde-la.

Nós, que acreditamos nos Direitos Humanos, podemos ser "Canhotos Humanos" em situações pontuais. Porém, exigimos do Estado que seja guardião dos direitos de todos os cidadãos, o Estado Civilizado deve ser o baluarte dos Direitos Humanos, mesmo que este Estado seja composto pelos "Canhotos Humanos", ou simplesmente humanos, que tem, cada um, suas próprias limitações.

Nós nos organizamos como Estado justamente para superarmos nossas limitações. Não haveria sentido na existência do Estado se este fosse emocional e bárbaro.

Eu reverencio aqui a Civilização, a Liberdade e os Direitos Humanos.

Continue lendo...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Educação com gibis. Por que não?

Depois daquele post sobre o Batman de Adam West, resolvi voltar falando de HQ's, e por motivos deveras simples. Histórias em quadrinhos são ótimas ferramentas de alfabetização, e creio que deveriam ser utilizadas com mais freqüência em salas de aula. Você não vai dar um Grande Sertão Veredas a um gurizinho de 7 anos. Mas que mal tem dar um super-herói pra ele? É uma forma de fazer ele se alfabetizar sem que perceba isso. Mas vamos filtrar as coisas, capicce? Eu não daria um gibi do Justiceiro a um rapazinho de 9 anos, por motivos óbvios, mas também não quero fazer como o livro Sedução dos Inocentes, de Fredric Wertham, que criou uma caça às bruxas injusta contra os quadrinhos, atribuindo a eles a culpa sobre a delinquência juvenil. Daí vou dar tratos à bola, e falar tanto dos heróis bacanas para as crianças, quanto aqueles que não colam bem. Não por serem "ruins", mas por exigirem maturidade maior para que o infante abstraia que aquilo é apenas fantasia, com caráter de entretenimento puro e simples. Outra coisa que também é válido mencionar, é que é recomendável que vocês, pais, leiam as revistas antes de entregarem a seus filhos, assim tem certeza do conteúdo que estão transmitindo, e também, é uma ótima porta de entrada para que seus assuntos possam ser mais produtivos. Discute a historinha do gibi, o infantes se desinibe e  Vamos lá?

Obs: A lista vai ser subdividida segundo meus critérios pessoais, mas se seu filho te encher o saco e começar com um "Dá uma revista do LOBO, pai, dá uma revista do LOBO, pai, dá uma revista do LOBO, pai!", a melhor forma de julgar a viabilidade da leitura de maneira imparcial é comprando e lendo

Obs2: Antes que os chatos de óculos fundo de garrafa me encham o saco avisando que errei ou simplifiquei demais determinada descrição, aviso que embora seja um fissurado por quadrinhos, não sou tão íntimo de todos os gibis mencionados, e simplifico sim, por que a resenha atende a minha visão sobre sua aplicabilidade na educação infanto-juvenil, por isso, se alguém vier me torrar a paciência, já fica minha resposta, procura na wikipédia com seu wireless e aproveita pra ir cagar com o notebook no colo.


Heróis show de Bola para crianças:

Continue lendo...

domingo, 1 de agosto de 2010

Livre-se de uma vez por todas do ASK

Essa postagem foge aos temas principais do blog, que São Direitos Humanos e Cidadania. Fiz ela por que finalmente me livrei daquela chatice que é o buscador do Ask. Então é uma postagem do tipo Livre-se do Ask antes que ele te tire o juizo.


O Ask é um buscador parecido com o Google, mas muito inferior, e que "conquista" novos adeptos impingindo sua presença como página inicial instalando determinados programas, e se infiltra tanto no Mozilla quanto no Internet Explorer. Aí é um Deus nos acuda, você tenta colocar sua página preferida de volta em opções de internet e não consegue, fuça o pc, e dá errado, refaz o serviço, e aquele lixo tá de volta. É um saco aquilo.

Vou contar como instalei, e como me livrei daquele lixo. Uma vez, instalando um programinha, se bem me

Continue lendo...

sábado, 31 de julho de 2010

Debates sem moderação.

Muito se discute a questão da moderação no Orkut, Comunidades moderadas com zelo sofrem reclamações de membros que acham o exercício autoritário. Comunidades com moderação inexistente ou quase, sofrem reclamações de que a moderação deixe que tudo vire uma esbórnia.

Daí, um amigo meu, o Roberto Tramarim, proprietário do blog Art. XIX, advogado e atualmente universitário de psicologia, resolveu criar a terra de ninguém, a comunidade Debates sem moderação. (Link para a

Continue lendo...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleição é um bagulho frenético, por isso a mudança deve ser radical

Hoje recebi o mesmo e-mail de dois amigos pessoais meus, participando de uma campanha pelo voto nulo.
Wow! Muito me atrai a idéia, como já devem saber de outros carnavais, mas nesses e-mails e campanhas apócrifas da internet, normalmente não existem informações que garantam que a fonte é confiável. Então vamos lá voltar à cartilha do basicão:

Se 50% +1 votos forem nulos, as eleições são anuladas, visto que o resultado delas é considerado prejudicado em função disso, e novas eleições instauradas depois. Vejamos o que o Código Civil diz sobre isso:

[Lei nº 4.737/65]Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” (Fonte: Código civil)
 Entendeste a piada? Cansei de votar em políticos do tipo "Rouba mas faz", quero é gentecomprometida, e esse artifício por si só já é um aviso bastante satisfatório de que você não é tão burro quanto parece.
Mas pode muito bem achar que votar nulo não resolve. Tudo

Continue lendo...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coletânea de imagens sobre Direitos Humanos...

Enquanto meu próximo artigo não sai do forno, resolvi fazer um drops com algumas imagens temáticas sobre Direitos Humanos. Post perfeito para quem não tem a menor paciência, lê umas duas ou três linhas depois do título, depois se diverte desenhos. Tais imagens coloco mais por serem emblemáticas quanto à luta, algumas são espetáculares, outras nem tanto, mas todas levam em conta como único objetivo divulgar os Direitos Humanos inalienáveis do Cidadão.
Veja e divirta-se.













Continue lendo...

sábado, 24 de julho de 2010

Não quero a Copa e não tomo Coca:

A Coca patrocina a Copa, que por sua vez vende muita Coca pra ser consumida na Copa(de casa). 

Que cabeçalho imbecil só pra falar que não quero a Copa no Brasil de jeito nenhum.


Já expliquei em outro post, o Farra de Grana e Esporte, sobre os cu$tos da execução da Copa do Mundo em solo pátrio, e a faraônica verba nem chega perto da verba destinada às olimpíadas. Cinco Bilhões. Acho que vou morrer sem ver uma grana dessas, mesmo acertando na Mega-Sena da Virada.


Mas como sabemos, Cinco Bilhões são a projeção inicial, e como bem lembramos, os jogos Pan-Americanos, que foram orçados em "meros" quatrocentos milhõezinhos, custaram dez vezes esse valor. O que será que vai acontecer com a Copa então? Será que vai ser superfaturado a esse ponto o evento? Será que as Olimpíadas serão? "Mas o Lula disse que terá transparência nos gastos do evento no dia que divulgaram o escrotíssimo logo da Copa", você me diz, crédulo leitor. O discurso é diferente daquele dos jogos Pan-Americanos? E se acha que é piada minha, vejamos o seguinte: 

Segundo o Processo Nº58701000725201061, será gasta a bagatela de R$1.457.400,00 com a "claríssimo" objetivo de executar...

Continue lendo...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Milagres universais a preços módicos:

Fiz esse artigo depois de um lampejo que tive lendo o blog Com Fel e Limão.

O texto envolve um caso real, mas não é perseguição pessoal contra a Universal, que fique claro. É um defeito vertente Neo-Pentecostal.

A vertente neo-pentecostal cresceu a algum tempo, principalmente nas camadas mais pobres da sociedade. Por que? Por que prometem o que querem. Prosperidade, dinheiro, o carro que desejam, a fuga do aluguél.

Mas como nada é de graça, tudo funciona num esquema toma-lá-dá-cá com Deus. Pra receber a graça,

Continue lendo...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Será que tem um fundo de verdade?



Por que feminista tem que ser feminista, eu me pergunto. Qualquer dia peço proteção pra Maria da Penha, e do jeito que a coisa vai, vou acabar precisando.

Será que a Maria da Penha vai me proteger se eu for agredido pela minha esposa? Será que se eu fizer uso

Continue lendo...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Manchetes, Mídia e muito exagero:

Wow, como sempre o punho forte da mídia tem atuação decisiva na opinião pública. Mais uma vez fui chateado ao quadrado assistindo mais da cobertura sobre o caso Bruno. Tá faltando assunto, creio eu. Creio, como a grande maioria de vocês, que todos os envolvidos divulgados até o momento são culpados, mas volto a reafirmar, esse assédio implacável da imprensa tem impacto decisivo em uma sentença, principalmente se  ela envolve juri popular.

Sou severamente bombardeado com furos, exclusivas, filmagens e o que mais vier sobre o caso, e aqui, acho que eu, que não sou advogado nem investigador, e eu gostaria de deixar registrado, acho que consegui fazer uma simulação do ocorrido.

Continue lendo...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Amélia, Prostituição e CTPS

Escrevo esse post calcado no depoimento do Arthur em Seu Blog, o Pensar não dói. Ele conta a história da Amélia. Uma amiga prostituta, viciada em crack, grávida do segundo filho que jamais vai conhecer o pai visto que ela não sabe quem é.

Diz ele, que em um reencontro, que resultou em uma carona, num bate papo onde faltava assunto, ela, que é semi analfabeta, fazia comentários prozaicos sobre exclusão social, reclamava do governo, e vê se esvair qualquer esperança de um dia realizar seu sonho de se tornar veterinária. "Esses caras pensam que a gente usa crack por que não sabe que faz mal? São uns idiotas! Eles acham que os guris vão pro tráfico por que são gente ruim? São uns idiotas! Esse pessoal só pensa no próprio rabo, não tem idéia de como é nascer e viver do jeito que a gente nasce e vive. São uns idiotas!" Diz Amélia no artigo.




Continue lendo...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Iniciada a temporada de caça às brechas na lei

Este cidadão está prestes a te fazer te otário, nobre paranaense.




É impressionante como para tudo se dá um jeito. Aprovaram o ficha limpa, uma das melhores coisas que fizeram nos últimos tempos em questão de direito eleitoral. Espetacular a lei. Ela reza que qualquer pessoa vítima de condenação ou em transito não julgado não possa se candidatar a cargo eletivo. Também impõe oito anos de inegelibilidade a políticos condenados em CPI, inclusive aqueles que renunciarem ao mandato. Véio, é espetacular. Mas agora vejamos como podemos dar aquele jeitinho malandro nela:

Segundo o site Terra Notícias, Luiz Fernandes Litro, do PSDB do Paraná, registrou duas candidaturas, já de sobreaviso de que a sua poderia ser impugnada. Não vai eu, vai minha esposa. Simples. De um jeito ou de outro, continuo chupando as tetas do governo. Entonces, os paranaenses contarão com novo candidato no páreo, Rosemary Coletti, a mulher do cidadão aí. Só pra constar, o Dr. Litro(adorei esse nome) foi acusado com outros doze

Continue lendo...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Direitos Humanos e a Campanha #VOLTASCOLARI

Sendo bastante honesto, o post não tem nada a ver com Direitos Humanos, só puz o título pra poder manter meus antigos leitores, atrair novos leitores, e de quebra, mais seguidores no Twitter, e Leitores de Feed, huahua... Poderia falar de ganhos sociais com o esporte para dar uma mascarada nessa derrapada minha, mas pra que mentir. É um post safado sobre futebol num blog que não deveria ter nada a ver com futebol. Sendo assim, vou promover a campanha de Hashtags no Twitter, o #VOLTASCOLARI. Males de ser um militante de Direitos Humanos apaixonado por futebol.

Entenda por que quero o Scolari:

Começou a temporada de caça aos vilões, e Dunga já foi eleito o maior vilão pela mídia, e Felipe Melo considerado um assecla do complô de desclassificação. Que viagem, brasileiro tem uma mania de achar que se perdeu, deve ser mutreta. É impressionante, ninguém entende que é possível ter jogado mal, ou que o adversário tenha jogado melhor.

A proprietária da Auto Escola que eu frequento diz que o jogo do Brasil foi perdido por que eram 10 contra 12. Mas venhamos e convenhamos, acha honestamente que foi isso? Dunga fez o que sabia. Sabia ser o

Continue lendo...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mudando o rumo...

Caros amigos,nós conseguimos!

Nós conseguimos! A proposta para legalizar a matança de baleias não foi aprovada nas negociações no Marrocos -- e nossa campanha ajudou a fazer a diferença.

Em algumas semanas nós conseguimos criar a maior petição pela proteção de baleias da história, assinada por 1,2 milhão de pessoas ao redor do mundo, e entregamos diretamente a delegados-chave na reunião da Comissão Baleeira Internacional. No final, a proibição de caça a baleias, já em vigor há 24 anos, foi mantida.

O lobby a favor da caça tentou usar favores políticos para estabelecer uma cota para a caça, mas com a pressão aumentando nas reuniões fechdas, nossa petição massiva se tornou um dos maiores temas na BBC

Continue lendo...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Meu maior terror voltará


Toda vez vão lançar, mas toda vez adiam o lançamento do Tropa de Elite 2. Confesso que fico intrigado com esse filme, que o Wagner Moura define como "mais provocador". Em outro depoimento, disseram que

Continue lendo...

sábado, 26 de junho de 2010

Campanha Dia sem Globo comentada e com seus efeitos.

Muito se falou sobre a campanha #DIASEMGLOBO, #CALABOCAGALVÃO e #CALA A BOCA TADEU SCMIDT. A Cala a boca Galvão começou como uma piada, que ganhou proporções globais depois que o Galvão foi tuitado como um passaro raro, e que cada Retuíte resultaria em uma doação para a proteção desse animalzinho em vias de extinção. Boa pegadinha.

Mas e as outras duas? A Globo queria uma exclusiva com os jogadores da Seleção, Ricardo Teixeira topou, Dunga não deixou. Alex Escobar ligou, Tadeu Shmidt reclamou, e a globo queria, mas a FIFA não puniu. Nunca gostei do Dunga, pessoalmente acho que treinadores brasileiros de verdade são o Scolari e o Luxemburgo, mas como todo mundo, tirei minha bandana do Manowar em reverência a ele. Ele peitou a Globo, mestres em alienação massificada, coniventes com a ditadura e bagaças afins. Daí a opinião pública não entendeu o por que de espernearem pedindo liberdade de imprensa. E não mencionarem esse pormenor, que foi o estopim da confusão. Preferiram colocar a cereja do bolo, que foram os impropérios do Dunga, como

Continue lendo...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Peço aos leitores do blog que me perdoem toda vez que aparecer uma postagem em branco em seus feeds. É um problema que acontece sempre que copio outro artigo pro blog, que aparece usando o preto como padrão de fonte, e tenho que alterar para branco para contrastar a fonte com o fundo. Vou resolver isso o quanto antes. Abraços.

Continue lendo...

A Bolsa e os “malas”

Esta eleição presidencial de 2010 deve entrar para a história como sendo a mais vazia e sem discussão de propostas que já se viu. Na falta do que dizer, os militantes de ambos os lados brigam para ver qual dos candidatos tem o diploma de graduação mais falso, quem é mais feio, bobo, chato ou cara-de-melão.

Mas uma coisa que me causa engulhos é quando os militantes da oposição tentam emplacar mentiras deslavadas e golpes sujos. E é de um deles (usado até por gente esclarecida) que vamos tratar aqui: um e-mail corrente que circula por aí, e que já foi reproduzido  e “analisado” por REMATADOS IDIOTAS em seus “cantinhos da credibilidade”estão atribuindo ao atual governo a “invenção” de uma tal “Bolsa Bandido”, onde facínoras encarcerados teriam direito a uma nababesca pensão enquanto estivessem cumprindo pena.

Segundo o e-mail (e os rematados idiotas), qualquer bandido que tivesse posto cinco filhos no mundo (e bandido que é bandido é preto e pôs, no mínimo, cinco bandidinhos pretos no mundo, né?) teria direito a ver sua família sustentada pelo governo com o valor de R$ 798,30 POR FILHO. A prole do pilantra estaria recebendo, então, R$ 3.991,50. Uma beleza, né?

OS FATOS
O Auxílio-Reclusão, marotamente rebatizado de “bolsa-bandido”, está regulamentado (assim como

Continue lendo...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Discurso de O Grande Ditador - Chaplin

Passei um tempo sem postar em virtude de uma viagem. De volta à ativa, resolvi publicar esse que é um dos mais belos textos que já li. O discurso final de "O Grande Ditador". Clássico de Charles Chaplin de envergadura comparável à maior obra prima do cinema mudo, "O Garoto", também dele. O grande ditador já pertence a uma época falada, e Chaplin, nesse filme interpreta tanto Hinkel, em uma paródia perfeita de Hitler. quanto um humilde barbeiro (Carlitos), confundido com ele e convidado para executar um discurso em uma rádio. O texto é belíssimo, mas sem mais delongas, fique com ele, e caso não tenha paciência pra ler esse texto longo, ao fim dele, consta o vídeo legendado do momento em que Carlitos confundido com Hitler faz o discurso descrito aqui:

Continue lendo...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Só pra relembrar:

Pretendia colocar esses links em alguma das colunas de ferramentas do blog, mas pra não avacalhar o Layout, vou postar eles aqui como postagem mesmo. Acredito que enquanto não volto a postar (estou de viagem) vale a pena para quem não teve contato, dar uma lida nos posts de maior sucesso por aqui nesse meros dois meses de existência:

Militares entre plumas e paetês
Uma visão bem humorada sobre a presença de homossexuais em instituições de segurança nacional, utilizando o célebre vídeo dos soldados yankees com seu cover de Telephone, da Lady Gaga e Beyonceé como analogia.

Os Nardoni e a Justiça
Uma avaliação crítica do julgamento e condenação do maior espetáculo público dos últimos tempos.

Tecnólogo em mendicância: Essa idéia vai pegar
Apenas uma desculpa pra desfiar meu cinísmo comprovando por A mais B que vale mais a pena ser mendigo do que doutor nesse país.

Por que nos importamos tanto com o casamento gay?
Uma crítica pessoa a nossos valores morais que impedem que tomemos decisões mais racionais e justas, como a validação da união civil entre homossexuais.

Espero que quem não viu antes, goste, e quem quer relembrar, esteja a vontade.

[Apenas lembrando, que caso haja interesse, permito reprodução completa e irrestrita de minhas postagens pessoais, desde que mencionados autor e fonte]

Continue lendo...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Basta ter paciência e assistir até o final.



A melhor parte, é a linda declaração do deputado ao fim do vídeo, o que acham?

Continue lendo...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Que saudades da inocência

Ganhei essa semana de um amigo, um presente que me deixou muito feliz. Um dvd com episódios do seriado do Batman com Adam West. Se não consegue se lembrar, é aquele seriado dos anos 60, com um Batman gordinho. O que isso tem a ver com Direitos Humanos? Já já vai entender. Ele me presenteou por que sabe o quanto sou viciado em cultura pop e coisas Thrash (definição para coisas feitas sem verba e propositalmente mal feitas. Se não teve contato com esse universo, recomendo o filme Ed Wood, do Tim Burton, onde ele conta a trajetória desse excêntrico cineasta e pincela muito bem como é a cultura thrash. Além de Planeta Terror, do Robert Rodriguez e Tarantino, que se assume como "Orgulhosamente Thrash"). Vendo os episódios e matando as saudades de minha infância, notei que aquele era o período do Batman defensor de Direitos Humanos. Pérolas de verborragia como "Para que objetivos nefastos aquele vil criminoso quer a rebimboca da parafuseta, Batman?" além das exclamações magistrais do Robin como "Santos pneus, Batman!" eram misturadas com palavras de esperança do Homem Morcego dizendo crer e desejar a ressocialização dos vilões de Gotham, além de acreditar na existência de uma consciência neles.

Continue lendo...

Defensores de Direitos Humanos? Que piada:

Muito me intrigam pessoas que se dizem defensoras de Direitos Humanos, e no frigir dos Ovos, trabalham como ativistas dos direitos de determinada minoria, a minoria a qual pertencem:

"Defende Direitos Humanos?"
"Sim."
"Atua de que forma?"
"Milito na causa feminista".
"E tu?"
"Trabalho em defesa dos homossexuais."
"Você?"
"Ativista dos direitos dos negros."
"E são militantes de Direitos Humanos?"
"Sim, uai".

Que grande piada, sendo bem franco. Milito em favor de Direitos Humanos, mas os Direitos Humanos somente da classe a qual pertenço diretamente. Então as demais classes não são seres humanos, ou não se encontram em postura de serem orientadas e protegidas? Por que?

"Danilo, entenda o contexto, negros, mulheres e homossexuais por exemplo, são vítimas históricas de abuso, e isso se reflete hoje em dia na qualidade de vida deles".

Não questiono isso, oras. Imagino o quanto cada uma dessas minorias deve passar, mas não faço idéia do por que se dizer militante de Direitos Humanos, e segregar todo o restante em função do grupo a qual pertence, inclusive esperneando pra conseguir privilégios que outras castas da sociedade não tem, bradando de ódio quando determinada desigualdade é corrigida reequilibrando o jogo.

Continue lendo...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mudando de assunto, salve o verde

Seguindo dica publicada pela Karline no seu blog Kosmuz, resolvi publicar essa boa idéia do Google. Criaram um site de buscas em formato de blog chamado Eco 4 Planet. Cada 50.000 acessos viram uma árvore plantada, com mapa de acessos para conferência. Então vamos lá? Clique na imagem abaixo pra acessar e aproveite pra apreciar o conteúdo e ao fim da postagem, veja como pode ajudar muito nessa cruzada:

Continue lendo...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Por que nos importamos tanto com casamento gay?

Em certas ocasiões, em discussões sobre o casamento homo-afetivo, os argumentos contra que ouço, são coisas pra chorar e sair correndo. Enquanto lhes restam argumentos, os detratores desse anseio gay mantem a compostura, quando faltam, ouço pérolas do tipo:
"A sociedade não é obrigada a aceitar isso."
"Você deve estar comendo outro homem ou, o que é "pior", dando pra ele, Danilo."

Teve um mais original que até hoje estou na peleja pra compreender:
"Com certeza, você está melhor sozinho."

O que tem de tão mal no casamento gay, pra início de conversa? Se ser homossexual não é crime, e ninguém diz que é errado ser homossexual (Que isso, sou livre de preconceitos), mas quando falamos de casamento gay, a resposta não é tão óbvia, e quando falamos de adoção por gays, volta a ser óbvia, mas caminhando em lado oposto, com gente esperneando contra (isso vira tema de outro post), por que negar a validação jurídica de um estado emocional que determinado casal está vivendo? Não peço que aceitem a união religiosa deles. Se quiserem, participem de uma das muitas denominações que toleram, e algumas até incentivam o ato. Mas negar algo que deveria ser legalizado a todos? Toco nesse assunto por aspectos puramente legais. Basta imaginar a cena e tentar discordar de mim, quando dou uma de vidente e profetizo o desfecho que cá entre nós, seria dantesco e injusto em todas as suas variáveis possíveis e previsíveis. Veja só:

Continue lendo...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Farra de grana de esporte

Esperei um tempo razoavel prá publicar esse post por que a informação não é nova, daí resolvi esperar aproximar o suficiente da Copa do Mundo para que despertasse interesse, e longe o suficiente pra eu não ser xingado como um anti-patriota. Mas parece que ninguém nota. Parafraseando um amigo que viu a notícia comigo quando foi divulgada, "Pão e circo rules!!!"

Acho estranho que um país que diz não ter dinheiro pra aumentar valores de benefícios a aposentados gaste essa fábula com a Copa e as Olimpíadas. Semana passada acho que todos acompanharam a grata notícia de  que foi aprovado no senado o fim do fator previdenciário, junto com a aprovação do reajuste da aposentadoria em 7,71%, uma fortuna, não acha? E mesmo assim, o presidente quer negar essas casas decimais adicionais dizendo que o limite está arredondando pra baixo. Estranho, afinal temos dinheiro a rodo pra gastar em Copa do Mundo, Olimpíadas e contribuições humanitárias a países em crise.

Ah, tá. Saquei. Gastar essa grana com o que faz limpando nosso próprio quintal não conquista um cargo na ONU. Eu sou uma anta mesmo. Agora tá explicado. Mas só a título de curiosidade, acompanhe comigo os gastos:

Continue lendo...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Isso é pelas criancinhas

Seria cômico se não fosse trágico. Eu morreria de rir se não fosse caso sério isso aqui. O vídeo é da Indonésia, mas é factível que cada vez mais cedo os meninos começam a fumar. Quem não teve oportunidade de ver, veja:


Continue lendo...

Momento pausa para jabá

Existem dúvidas sobre a segurança da urna eletrônica. Esse assunto já virou alvo de discussões em fóruns das comunidades de Direitos Humanos do orkut. Vou mencionar aqui a comunidade da qual participo da equipe de moderadores pra quem se interessar: Direitos Humanos. Mas se a eleição não é confiável e existem boas alternativas, por que nos relegar a suportar esse equívoco?

Continue lendo...

sábado, 22 de maio de 2010

O político divino

É o seguinte. Ouvi duas ou três vezes comentários sobre a campanha vote nulo e seja cidadão criticando minha postura. Disseram que por ser militante de Direitos Humanos tenho que ser politizado, me assumir como de direita, de esquerda, de ladinho ou frango assado. Um dos comentários, cujo qual pretendo ocultar quem foi o autor, praticamente me persuadia a ser um cidadão de esquerda.

"Hein? preciso ser alguma coisa?"
"Militantes são esquerdistas."
"Mas eu não sou nada, pow! Voto em quem me dá vontade e ponto."
"Você é um ignorante, Danilo."

Comemorem. Assumi uma postura. Achei um cidadão que eu votaria como candidato. Sabe, acho que um candidato pra merecer meu voto tem que ser ungido, abençoado, divino. Coisa que Serra, Dilma, Eymael e demais escrotos não o são. Quer saber quem será meu candidato?















Continue lendo...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

“Eu não me preocupo com a inteligência artificial, o que me apavora de verdade é a burrice natural.”

A frase acima foi cunhada do blog Pensar não dói, de propriedade de Arthur Golgo Lucas. Ela serve como chamada pra esse vídeo que pra mim é emblemático. Acompanhe:



Comentem a vontade. Estou curioso com o que vão me falar.

Continue lendo...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Direitos Humanos VS Polícia:

É alvo de muita polêmica a relação da militância de Direitos Humanos e profissionais de segurança. Não consegui até hoje conceber a contento o por que disso. Vão entender meu ponto de vista, assim espero.

Muitos Clichês permeiam essa relação conturbada:
* Policiais são criminosos
* Bandido bom é bandido morto
* Direitos Humanos foram feitos para defender bandidos
* Por que Direitos Humanos não existem para Policiais?

Pretendo responder tudo isso, de maneira bastante grosseira, já que num único artigo não dá pra pontuar cada uma dessas questões com a devida atenção.
Sempre acreditei que Direitos Humanos deveriam defender seres humanos, e isso inclui policiais. Acredito que todos os defensores tem a mesma crença, a menos que precisem de uma lobotomia. Mas por que então os agentes da polícia se sentem tão desamparados, e os militantes são vistos como vilões? Vou ver se consigo sanar esse questionamento de maneira clara:

Continue lendo...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Patriotismo nos porões da história:

Vários de vocês já devem ter questionado se sou patriota já que meu grande tezão é falar mal de tudo e de todos (Pô, mas tu num vê nada de positivo, Danilo?). Penso de forma diferente. Reclamo justamente por sonhar com um futuro melhor e mais digno a meus patrícios.  Dando uma vasculhada no Youtube com auxílio de meu irmão, pincei um vídeo que passou despercebido pela grande maioria (477 visualizações contra mais de um milhão de "Pedro!!! Dá o meu chipêêê!!!"). Quantas vezes já fomos procurar vídeos estúpidos? Quantas vezes fomos procurar algo educativo? Não tenho intenção de ser demagogo, afinal, tenho esse mesmo defeito, a exemplo de 101% da população.

 Reparem no quanto o civismo anda esquecido assistindo a esse vídeo:


Comparem com esse vídeo, por exemplo:

Continue lendo...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vote nulo e seja cidadão - 3º fase:

Na internet não é difícil encontrar referências a leis absurdas e obsoletas ao redor do mundo. Encontramos de tudo. Inclusive a lei que gerou a expressão "fuck". Mas não estou interessado em leis distantes, de outras partes do mundo que nada me afetam. E jogar tanto na sua, quanto na minha cara, que somos ainda mais idiotas, por contribuirmos com a existência de tal. É realmente curioso descobrir que já abriram edital de concorrência para a compra de 150 pênis de borracha (não é piada, a referência se encontra no texto).

Por que estou falando nisso? Porque escopo desse artigo, é mencionar a burrice de nosso próprio poder legislativo. Como se sabe, a função de normatizar, vem deles. Deputados, Senadores e vereadores. Mas por que confiar a essa turma de néscios nossas leis, a constituição e afins? De acordo com um levantamento promovido a menos de um ano, cerca de 40% das propostas criadas pelo poder legislativo, são inúteis. Acho que já fiz referência aqui ao Dia do Samurai. Mas pra que tenham noção de até onde vai esse absurdo, vou mencionar alguns casos para que vocês mesmos avaliem, e possam chegar a conclusão de que o absurdo não precisa atravessar o oceano, quiçá nossas fronteiras:
____________________________________________________
#Brasil - 02 de julho de 2000 - O art. 2º da Resolução 81/98 do Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN) obriga os mortos em acidentes a serem submetidos a exame de teor alcoólico. O exame se presta a verificar a culpa do falecido no acidente de trânsito. O problema é que o art. 3º pune os motoristas mortos que se recusarem a realizar o exame com penas de multa e suspensão do direito de dirigir: "Ao condutor de veículo automotor que infringir o disciplinado no artigo anterior, serão




Continue lendo...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais um da série: Vote nulo e seja cidadão!!!


Meninos e meninas, o texto é longo, foi colhido no ótimo Blog Dialética e remonta a um tempo não tão ancestral. As eleições de 1989. Época em que eu brincava de bolinha de gude e assistia Jaspion. Nesse divertido Texto, o autor faz suas críticas aos 22(23?) candidatos da época. O que tenho a dizer desse texto é o seguinte. O problema em si é muito mais antigo do que imaginamos, a lambança é ainda mais anciã do que a própria campanha após os diretas já. Então por que motivos ainda nos contentamos com o "menos pior" ao invés de criar vergonha e votar nulo para esperar que apareça um "melhor". Lembrando sobre o que diz a constituição sobre o caso:
[Lei nº 4.737/65]
______________________________________________________________________________
“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” (Fonte: Código civil)
______________________________________________________________________________
Agora atenhamo-nos ao texto:

Continue lendo...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Portabilidade......liberdade de todos nós.

CUMPRA-SE A LEI !




Saiba como funciona a portabilidade bancária


- O trabalhador deve receber por conta-salário;

- Ele deve ir até a sua agência bancária e informar por escrito em qual conta quer que seu salário seja depositado (qualquer tipo de conta);

- O prazo máximo para transferência é de cinco dias;

- O salário deve ser depositado no mesmo dia em que é depositado na conta dos funcionários que recebem pelo banco determinado pelo empregador;

- A transferência sem custos só vale para quem recebe por conta-salário.




Portabilidade numérica( telefone).

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel

Continue lendo...

E se viajássemos no tempo, que faríamos?

Olhe atentamente esta foto:




Primeiro. Esta foto não é montagem. Foi encontrada no museu Bralorne-Pioneer, e faz parte da  John Wihksne Collection. Repare a figura insólita na foto. Mais alta que os demais, usando camisa estampada, jaqueta e óculos escuros, assistindo a inauguração da ponte South Fork, em 1940, no Canadá.


A primeira coisa que pretendo avisar é que não estou aqui pra julgar se o rapaz flagrado na imagem é ou não um "viajante do tempo", pessoalmente não ligo pra essas bobagens, e nem é o escopo desse artigo discutir isso. Encontrei ela fuçando artigos do blog Ceticismo Aberto.



O que não posso negar em todo esse rodeio pra explicar o por que da imagem, é que quando vi ela, minha mente viajou. Comecei a raciocinar sobre o que eu faria se fosse um "viajante do tempo" e que

Continue lendo...

Lei: pra quem mesmo????????

"Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece".


Caso este princípio não existisse, as leis seriam, provavalmente, inoperantes, pois bastaria que os réus alegassem ignorância para se esquivarem de cumpri-las. Este princípio é, compreensivelmente, um preceito legal em todo o mundo civilizado. No Brasil, está expresso no artigo 3º da LICC, e em Portugal está expresso no Código Civil, no art.º 6.º, onde refere "A ignorância ou a má interpretação da lei não justifica a

Continue lendo...

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Militares entre plumas e paetês

Antes de começarmos o artigo, quem não teve oportunidade, veja este vídeo:


Curioso, não acha? Militares americanos no afeganistão fazendo sua versão de Telephone, de Lady Gaga e Beyonceé.

Esse vídeo "sensual" me lembra uma discussão polêmica. Homossexuais, podem, ou devem ser incorporados às forças armadas? Pense bem antes de responder, independente de achar que devem, ou não ser incorporados. Enquanto pensa nisso, vou passar minhas impressões sobre o assunto:

A algum tempo acompanho discussões, em que moralistas rechaçam a possibilidade e acham que seria ridículo a presença de homossexuais nas Forças Armadas. Nessas mesmas discussões, vejo pessoas que impõem essa presença em função de participarmos de um estado democrático. E aí, vejo alguns que considero mais inteligentes, que adotam um discurso comedido. Faço parte desse último grupo.

Raciocine comigo. Por que cargas d'água imporíamos a presença de determinado grupo nas forças militares? Também imagine algum argumento pratico para que essa mesma pessoa venha a ser proibida de exercer a profissão.

É o suficiente isso. Normalmente, argumentos proibicionistas, tem mais um carater moral, e a meu ver extremamente anti-ético. Lembro que em uma dessas discussões, li de um dos postulantes, a frase perfeita para endossar meu discurso meio a meio, que foi mais ou menos assim: Somente um depravado ficaria policiando o que uma pessoa faz ou deixa de fazer na cama com outra. O que motivou esse assunto, na época, foram denúncias de que dois soldados do exército tinham sido pegos com a mão na massa. O caso foi muito comédia. Daí os moralistas de plantão sapatearam em torno da proibição da presença de gays no exército, como se homossexualidade fosse doença contagiosa. Era muito louco ver a discussão:

"Um exército com gays? Nunca vou aceitar isso."(?)
Por outro lado:
"O público GLBTT deve figurar nas Forças Armadas".(??)

Deus do céu, isso faz tanta diferença?

Presta o concurso quem quer. Ou vai me dizer que chega um tenente na hora do exame físico com uma prancheta e pergunta:
"Você é gay?"

Resumindo, o código de posturas já proíbe relacionamentos em ambiente de trabalho/treinamento, e isso é mais do que suficiente pra se punir engraçadinhos. Se preocupar se esse relacionamento é gay ou não, é coisa voyeurs.

Em breve, quando eu estiver mais inspirado, discutimos o casamento gay.

Continue lendo...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecnólogo em mendicância: Essa idéia vai pegar.



Quando um filho vai nascer/
Os pais vem orgulhosos pra dizer/
É um garotão/
Ralam pra pagar os carnês/
Das aulas de inglês, de karate/
De natação/
Meu filho vai ser um estudante aplicado/
Vai virar médico, engenheiro, advogado/
E vou mantê-lo longe dessa confusão/
Bebida, buteco, pandeiro e violão/
Música de Pedra Letícia

Postei esse trecho de uma música do Pedra Letícia, por ter sido a primeira coisa que me veio a mente quando raciocinei sobre este texto. Muitos de vocês já devem ter recebido em uma ou outra oportunidade, um texto em que um desocupado faz projeções sobre quanto mendigos ganham. Hoje sou eu esse desocupado.

Não vou reproduzir o texto aqui, por já ter perdido ele nos meus e-mail, apenas me ocupar de fazer minhas próprias projeções.

Reflita:

Todo mundo que mora em metrópoles e tem algum meio particular de locomoção já deve ter passado por isso. Semáforo fecha, e vem um pedinte atraz das moedinhas que tão no cinzeiro do carro. As vezes nos apiedamos, as vezes não. Mas aí vai a parte técnica do assunto:

Supondo que no prazo de uma hora, o sinal faça 20 revoluções de de verde à verde. Ou seja, gaste um minuto em cada cor de advertência. os carros param, e um pião sai de carro em carro com uma latinha vazia de Sustagen(vi isso ontem em Belo Horizonte) perguntando se você tem uns trocados. Você pega o que tiver na frente pra ele ir embora o quanto antes, e segue seu caminho. Nesse prazo de um minuto, com o transito bom, param de 5 a dez carros no sinal, mas vamos imaginar que ele se contente com R$1,00 por virada. Vinte viradas, vinte reais em uma hora.

Continuando nossa viagem, imaginando que nosso amigo mendigo exerça uma carga horária de 44 horas semanais, o mesmo que uma pessoa que trabalha no poder privado. Nove horas diárias de segunda a quinta, e oito horas na sexta feira, a exemplo dos horários de uma marcenaria(na minha cidade é assim). Entre segunda e quinta, ganha R$180,00 diários, na sexta feira, R$160,00. Total semanal: R$880,00 multiplicado por 4 semanas: R$3520,00(UAAAAAU, isso é o salário de um engenheiro em início de carreira, na realidade um pouco mais!!!)


Em escala comparativa, um pedreiro em uma cidade pequena, ganha R$90,00 reais. Um servente contratado ganha a exata metade, pra mexer massa e carregar peso o dia todo.


Por isso, a partir de hoje eu nego, e digo isso com a boca mais cheia do mundo. Se mendigos me pararem, eu peço esmola pra eles, por que ando precisando mais. Ganho menos, tenho mais contas e urro pra pagar por elas.


Me pergunto por que até tão pouco tempo eu ficava com pena de um pião que ganha mais que eu. E pelo menos agora sei o por que de ser mais fácil pedir que estudar ou trabalhar. Trabalham menos do que eu quando era funcionário público.


Daí vai a proposta que nomeia o tópico. Rogo ao MEC que valide a graduação tecnológica em mendicância. Listo aí alguns módulos que fariam toda a diferença no currículo:


1. A melhor forma de fazer cara de auto-piedade
2. Como sacudir a latinha de sustagen de maneira mais eficiente
3. Maneira correta de se fazer ataduras na perna e se passar por aleijado
4. A psicologia do trabalhado, como escolher as pessoas mais impressionáveis.
5. Onde esconder com eficácia as notas que ganhar, para parecer mais ferrado balançando moedinhas de pouco valor.


Acredite. Esse curso vai ser um sucesso.

Continue lendo...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Surdos são deficientes? Não acho:

A algum tempo questionei com um vereador do município onde resido, com muito carisma entre a população, o por que de surdos serem, ou não, deficientes. Sabem o que acho? Acho que descobriram o que imagino pelo título do post.

Vou explicar o porque:

Para tanto, imagine o que torna um surdo um deficiente. Pensou em algo? vou ser breve na explicação. Dificuldade de comunicação. Resolvido o problema de comunicação, superada a deficiência. Simples assim. Salvo deficiência auditiva, surdos contam com plenitude física e psicológica. Mas são em sua maioria tratados como deficientes mentais, ou estrangeiros, por não poderem se comunicar conosco, ouvintes.

Então por que cargas d'água, a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) não é regulamentada como matéria obrigatória no ensino primário? Os avanços na questão seriam evidentes, visto que não é algo complicado de se aprender. Só citando alguns exemplos, minha mãe, com 49 anos, dominou o idioma, em um cursinho de módicos R$10,00, e que só não saiu de graça por falta de apoio tanto público quanto privado, e consumia manhãs de sábado. Mais do que ela, um amigo meu, vendo-se forçado a aprender visto que havia engatado namoro com uma garota surda, aprendeu em video-aulas do Youtube, curioso, não acha?

Por que então não ensinam crianças, cada vez mais cedo isso, facilitando assim a inclusão social de uma das camadas da sociedade que de certa forma se vê forçada a permanecer como tal, segregada unicamente ao seu singular círculo de convívio social. Feito isso, surdos não precisariam de escolas especiais. Feito isso, surdos conseguiriam se encaminhar de maneira mais efetiva ao mercado de trabalho. Feito isso, surdos teriam mais horizontes profissionais, talvez, num futuro não tão distante, se graduar em um número satisfatório, em cursos superiores.

Mas por que questionar esse tipo de coisa, não é? É mais fácil colocar em votação o Dia do Samurai, do que consumir verba que poderia muito bem ser empregada em algum desvio.

Lembrem-se, meus caros, surdos não são idiotas, e percebem quando você dá risada das onomatopéias que soltam na tentativa malsã de falar, coisa que nunca aprenderam, por que nunca ouviram, e seu convívio acaba se reduzindo a pessoas que despresam o vocabulário de Libras, ou simplesmente, encontram-se em igual condição.

Mas é fácil ignorarmos essa entre tantas outras coisas. Eu não tenho nenhum surdo na minha família, e acho que você também não.

I'll see you in the future!

[Autorizo reprodução irrestrita do conteúdo, desde que citados Autor e fonte]

Continue lendo...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Campanha - Vote nulo e seja cidadão

Podem me apedrejar, mas é isso mesmo. A muito tempo penso nisso, mas também a algum tempo protelo este post. Não reparem na falta de teor jornalístico aqui, me utilizo muito de muito feeling e nenhuma técnica. Vendo o Jornal da Alterosa (telejornal regional vinculado a uma afiliada do S.B.T.) descobri, com alguns dias de atraso (que novidade, como se não soubessem que prefiro me alienar da T.V.) sobre a farra das notas frias. Vejam alguns trechos do levantamento do Estado de Minas. A lista é estarrecedora, leva em conta 41 deputados envolvidos na mamata, cujo objetivo era basicamente apresentar notas de gastos com gráfica, para boletins informativos, e combustível. Assuste-se com os números:
685,7 mil emitidos em jornaizinhos pela "Gráfica" Máxima Comércio LTDA, o detalhe é que a máxima não tem sequer uma fotocopiadora em suas instalações. O Serviço de impressão é delegado a Gráfica GSM e seus prosaicos dois computadores. Veja a foto da empresa contratada:

Em um imóvel simples, a Máxima Comércio Ltda emitiu 
faturas no valor total de R$ 685,7 mil. (Foto: Estado de Minas)

Mas continuando a mencionar valores:
Entre as 2100 empresas que forneceram 11039 notas nos últimos 7 meses para os deputados, a Máxima recebeu meros 8% do valor. Bacana, não acha?
“Ele (o deputado) vai querer fazer jornal ou vai querer só nota? Porque o jornal a gente podia fazer uns cinco mil jornalzinho (sic) e tira a nota de R$ 50 mil”, disse Washington Marques de Almeida, ligado a duas firmas que receberam, sozinhas, R$ 167,4 mil de um grupo de seis deputados: Célio Moreira (PSDB), Juarez Távola (PV), Carlos Gomes (PT), Dimas Fabiano (PP), Carlos Pimenta (PDT). Washington admitiu, também, tirar notas frias para Alencar da Silveira Jr. (PDT)

Achou absurdo? Melhor não, por que tem mais. Vamos lá:
Uma resolução da Mesa Diretora da ALMG limita os gastos com combustível, consultoria e aluguel de veículos em até 25% da verba, cada, mas não faz qualquer restrição ao uso para divulgação da atividade parlamentar. Não à toa, 95 das 98 notas com valores maiores que R$ 10 mil foram apresentadas para justificar supostas despesas com divulgação. As gráficas receberam R$ 3,58 milhões nos sete meses analisados, o que corresponde a 41,4% do total. Em seguida vêm os postos de combustível, R$ 1,68 milhão (19,5%), e supostas empresas de consultoria e assessoria parlamentar, R$ 1,32 milhão (15,3%).
De 57 deputados que receberam mais de R$ 100 mil, cada, nos sete meses de análise, a título de verba indenizatória, pelo menos 41 apresentam algum indício de abuso na prestação de contas.




O nome dos deputados que encomendaram as notas é o próprio Washington (proprietário da Máxima) quem revela, mostrando as outras vias dos documentos ao repórter: “Olha aqui: Carlos Wilson Pimenta, Dimas Fabiano Toledo Júnior, aqui ó, R$ 11 mil. Tem uma aqui de R$ 35 mil, de R$ 80 mil, olha aqui, do Alencar (da Silveira Júnior). (...) Tem desse cara aqui também, você deve conhecer ele (...), Carlos Gomes de Freitas”. E completa se apresentando de maneira exclusiva: “O único cara que tira nota aqui em Belo Horizonte, só eu mesmo!”. Ele oferece uma nota de R$ 50 mil por R$ 11 mil, incluído no serviço um pequeno volume de jornais para justificar a despesa. “(Isto representa) uns 22% do valor da nota”, diz o repórter. “Eu marco uns 18%, igual eu faço para eles lá”, sugere Washington, tentando melhorar a proposta.




Mas agora só pra completar, por que o post ficou enorme e você tá sem muito saco pra ler um texto muito maior. Acredito, sinceramente, que a única forma de se vencer um sistema corrupto, é boicotá-lo, e essa idéia me veio lendo "Ensaio sobre a Lucidez" de José Saramago. É bastante simples a gente simplesmente deixar de ser estúpido e agir. Vote Nulo, se ninguém presta, não vote em ninguém. 50% mais um de votos descontentes anulam as eleições. Acho bastante viável, você não?
Vou parar por aqui e me alienar um pouco, vou assistir o jogo SportXAtlético  pelas quartas de final da Copa do Brasil  Mas pense nisso e comente. Ficarei grato com seu parecer, e aos poucos vou tentar refinar o conteúdo do post.

Fontes: Portal Uai Notícias e Via Comercial

Continue lendo...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os Nardoni e a Justiça:

Dois anos da morte de Isabella Nardoni, pai e madrasta culpados e opinião pública torcendo como final de Brasileirão. Pegue uma pipoca, segure seu copo de Coca Cola, o espetáculo vai começar.

Muitos vão questionar eu levantar um assunto que já a alguns dias sumiu da mídia, mas acho que vale muito a pena mencionar isso, principalmente por que é a primeira vez desde que criei esse blog que me sinto auto-confiante o suficiente para escrever algo cem por cento autoral.
Desde que esse absurdo veio a tona eu raciocino sobre isso. Sobre o quanto esse crime foi bárbaro, sobre a interrupção brusca da vida de uma criança que poderia ter oferecido muito caso houvesse oportunidade.
Mas a questão que me levou a escrever isso cerca de 3 semanas depois, foi raciocinar sobre o espetáculo de horrores que virou o julgamento sobre a morte de Isabella Nardoni. Não nego que me chocou. Assim como vocês não acredito na inocência do casal Nardoni. Mas fico imaginando. O julgamento, foi justo? Essa é a grande questão a meu ver.
Desde que o crime aconteceu, a mídia foi implacável na cobertura e no juízo, deixando suficientemente claro quem eram os culpados antes mesmo que a perícia chegasse a uma conclusão. Disseram diversas coisas, fizeram projeções, e deixaram o populacho na expectativa. E é aí que eu quero chegar.
O que, afinal de contas, o caso Nardoni tem de tão espetacular, que o caso do Tião da borracharia, que estupra a enteada quando a esposa sai, não tem?
Afinal de contas, o que motivou toda essa balbúrdia? Acho que vou morrer nessa dúvida.
A coisa foi tão bisonha e avassaladora, que em questão de dias, apareceram centenas de orkuts com um álbum feito especialmente com fotos de Isabella Nardoni, e a frase Luto pelo Anjinho Isabella Nardoni. Meu caro, isso é bizarro. se você fez isso, não venha me dizer que de fato guardou luto, por que a menos que você seja um familiar da menina ou amigo da família, e isso digo com o devido respeito e pêsames aos parentes próximos, que de fato tem motivação para tanto, tu não passa de um hipócrita. Realmente guardou luto por alguém que pra você não passa de manchete do Jornal Nacional?
Mas refinando um pouco a coisa, já que provavelmente vão me chamar de defensor de bandidos por que sou militante de Direitos Humanos e questiono a validade do julgamento. Você que me lê agora, crê em seu âmago, que a pena seria tão pesada caso a Rede Globo não estivesse espremendo cada gomo desse assunto? Acredita de fato que Juiz e Juri foram imparciais? Sinceramente eu não acho depois de diversas redes apontarem o dedo e escolher um culpado, que eles raciocinaram usando unicamente o cérebro. Acho inclusive, que o Tião da borracharia teria uma chance melhor.
Não me levem a mal, eu só imagino que quando Marx disse que "A religião é o ópio do povo" é por que ele não tinha conhecido o Roberto Marinho. Suponho, devidamente instalado no conforto de meu sofá na culpa do casal Nardoni e tanto quanto vocês, queria essa condenação. Mas desejaria a condenação a partir de um julgamento justo e imparcial, coisa que teria acontecido caso não houvessem pilhas e pilhas de câmeras de tv filmando passo a passo de um caso que não dizia respeito a absolutamente ninguém, assim como não lhe dizem respeito tantos casos vizinhos de pessoas que matam esposos e esposas, mulheres que matam filhos, homens que estupram filhas. E garanto, se você tem mais de 15 aninhos de idade nas costas, já ouviu um caso desses envolvendo um conhecido. Daí me pergunto, fez um álbum memorial no seu orkut em homenagem à vítima? Que fique claro que não estou esfregando isso na cara de todos, apenas na dos que aderiram a essa palhaçada.
E não para por aí. Lembro até hoje do caso Lindemberg e Eloá. Cárcere privado, um mar de câmeras de vídeo tão intenso que eu assistia e não sabia quem era reporter e quem era oficial do G.A.T.E., uma atuação desastrosa do resgate que deixou que uma menina de 15 anos tentasse mediar uma situação de risco arriscando a própria vida e a de terceiros, A "psicóloga" Sônia Abrão, com sua especialidade em revista Contigo tentando fazer o mesmo ao vivo em rede nacional, e o desfecho trágico. Lembro que naquela situação eu estava no M.S.N. na hora do assassinato por ter horror de televisão, e fui um dos que, pelo país inteiro, recebeu uma corrente pedindo orações pela vida de Eloá Pimentel, que estava prestes a ser assassinada, por três ou quatro vezes, de pessoas de partes muito distintas Brasil. Parece que toda essa mobilização não deu muito resultado. Falta de fé? Não sei. Tempos depois vi pessoas e mais pessoas clamando a cabeça de Lindenberg, um cidadão claramente perturbado. Tempos depois vi um juiz falando de clamor popular. Tempos depois, vi essas mesmas pessoas ignorando completamente o ocorrido.
Você aí sentado na poltrona, acha que em algum dos casos, houve de fato um julgamento justo? Em ambos acredito na culpa, no segundo, inclusive nem acredito, eu sei por que vi pelas lentes da emissora do Edir Macedo. Mas acha, no conforto de sua casa, que em algum desses casos, sem essa intervenção absurda da imprensa, a condenação teria tido o mesmo impacto e seria tão impiedosa?
Você, que bateu palmas pra condenação do casal Nardoni, estourou fogos quando o Tião da borracharia foi pego? Pense nisso depois, você é apenas um mentiroso e pior que qualquer coisa, mente pra si, achando que está com a razão e que tudo é justiça.
E apenas pra finalizar, depois desses dois exemplos, vou fazer uma proposta: Criemos então a TV Tribunal, onde todo mundo vai assistir devidamente munido de cerveja e tira-gosto, e votar condenação e sentença por S.M.S. O que acha? De repente é sua chance de condenar quem achar culpado segundo a justiça imposta pela T.V.

Continue lendo...